22.5 C
Guanambi
17.5 C
Vitória da Conquista

Meteorologia prevê muita chuva para as regiões de Barreiras, Guanambi e Vitória da Conquista

Previsões estão indicando que nova Zcas deve atingir em cheio parte da Bahia mais próxima da divisa com Minas Gerais

Mais Lidas

As regiões de Barreiras, no Oeste Baiano, e Guanambi e Vitória da Conquista, Centro Sul, devem receber grandes volumes de chuvas nos próximos dez dias.

Institutos de Meteorologia e modelos meteorológicos apontam que o acumulado neste período deve variar entre 160 e 250 milímetros (mm) nestas localidades. As grandes chuvas também devem atingir novamente o Sul do Estado e boa parte do Vale São-franciscano.

Uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) já está formada e canalizando a umidade da Amazônia para a região sudeste de Minas Gerais. Os temporais devem atingir em cheio os Minas Gerais, Goiás e Espírito Santo, além da partes da Bahia próximas às divisas com estes estados.

Caso as previsões se concretizem, algumas localidades que sofrem com as chuvas excessivas há um ano e já voltaram a sofrer no início deste mês, podem ter problemas novamente com alagamentos, deslizamentos e interdição de rodovias.

As chuvas nestas áreas começaram a se intensificar nesta quarta-feira (14) e já há alerta de chuvas intensas para o Norte de Minas e Sul e Centro Sul da Bahia emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na Bahia, 100 municípios já podem receber chuvas expressivas nas próximas horas.

Em Vitória da Conquista o volume acumulado de chuva nas últimas 24 horas varia entre 31 e 41 mm de acordo com os dados dos pluviômetros automáticos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Já em Guanambi as nuvens de chuva rondam a cidade desde o inicio da chuva e ocorreram algumas pancadas, com expectativa de novas precipitações a qualquer momento. Em Barreiras o tempo também já apresenta características de chuva.

A maior chuva registrada pelo Cemaden nesta quarta-feira até o fim da tarde havia ocorrido no município de Belmonte, no Sul Baiano. O volume registrado nas últimas 24 horas chega a 84 mm.

Localidades do Norte de Minas também registraram chuvas intensas nesta quarta. Em Montes Claros já choveu mais de 100 mm.

Rio São Francisco

Com a confirmação das previsões, o rio São Francisco deve subir de forma significativa na próxima semana. Em algumas localidades da bacia, o volume para os próximos dias pode acumular acima de 300 mm.

Veja a previsão para os próximos dez dias

Veja o alerta laranja vigente para a Bahia

Notícias Relacionadas

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

Últimas