As previsões dos institutos de meteorologia continuam apontando para possibilidade de chuvas expressivas em boa parte da Bahia durante a semana que se inicia.
Deve chover até o Natal em praticamente todo o Estado, no entanto, os maiores volumes estão previstos novamente para a metade Sul do Estado, englobando toda a faixa de divisa com Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo, incluindo as regiões de Barreiras, Guanambi, Vitória da Conquista e todo o Sul Baiano.
Nestas áreas, são esperados acumulados superiores a 100 milímetros (mm) nos próximos dez dias. No restante do estado, a chuva deve ser mais moderada, com acumulados inferiores a 50 mm.
A Zona de Convergência do Atlântico Sul continua agindo, canalizando a umidade da Amazônia para o Centro-Oeste e Sudeste do País, avançando também por parte da Bahia. Embora o sol deva aparecer ao longo dos próximos dias, as condições do tempo continuam favoráveis à chegada de nuvens de tempestades.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas volumosas neste domingo, com validade até às 10h de segunda-feira (19). O aviso “Laranja” engloba as regiões da Bahia citadas, além de Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Amazonas.
Veja a previsão para os próximos dez dias
Guanambi
Em Guanambi, a madrugada deste domingo (18) foi de bastante chuva, no entanto, ao longo do dia, o tempo abriu e voltou a fazer calor na cidade. No fim da tarde, foram registradas pancadas de chuvas no entorno do perímetro urbano.
O acumulado do mês de janeiro medido até agora pelo pluviômetro da Agência Sertão, no Centro da cidade, é de 155 mm. Em novembro, foram registrados 219 mm.
Vitória da Conquista
Em Vitória da Conquista, após chover mais de 100 mm no decorrer da semana, o tempo também ficou firme neste domingo. No decorrer da semana deve voltar a chover na cidade, principalmente de forma isolado.
Até o fim da semana, as chuvas devem voltar a ficar mais intensas novamente. Devido aos transtornos causados pelas precipitações excessivas em locais com infraestrutura precária, a prefeitura decretou situação de emergência no município.