19.5 C
Guanambi
16 C
Vitória da Conquista

Tempo deve continuar chuvoso até o Natal nas regiões de Barreiras, Guanambi e Vitória da Conquista

Chuvas devem se concentrar em maior intensidade na metade Sul do Estado

Mais Lidas

https://materiais.henet.com.br/guanambi

As previsões dos institutos de meteorologia continuam apontando para possibilidade de chuvas expressivas em boa parte da Bahia durante a semana que se inicia.

Deve chover até o Natal em praticamente todo o Estado, no entanto, os maiores volumes estão previstos novamente para a metade Sul do Estado, englobando toda a faixa de divisa com Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo, incluindo as regiões de Barreiras, Guanambi, Vitória da Conquista e todo o Sul Baiano.

Nestas áreas, são esperados acumulados superiores a 100 milímetros (mm) nos próximos dez dias. No restante do estado, a chuva deve ser mais moderada, com acumulados inferiores a 50 mm.

A Zona de Convergência do Atlântico Sul continua agindo, canalizando a umidade da Amazônia para o Centro-Oeste e Sudeste do País, avançando também por parte da Bahia. Embora o sol deva aparecer ao longo dos próximos dias, as condições do tempo continuam favoráveis à chegada de nuvens de tempestades.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas volumosas neste domingo, com validade até às 10h de segunda-feira (19). O aviso “Laranja” engloba as regiões da Bahia citadas, além de Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Amazonas.

Veja o alerta Laranja válido

Veja a previsão para os próximos dez dias

Guanambi

Em Guanambi, a madrugada deste domingo (18) foi de bastante chuva, no entanto, ao longo do dia, o tempo abriu e voltou a fazer calor na cidade. No fim da tarde, foram registradas pancadas de chuvas no entorno do perímetro urbano.

O acumulado do mês de janeiro medido até agora pelo pluviômetro da Agência Sertão, no Centro da cidade, é de 155 mm. Em novembro, foram registrados 219 mm.

Chuvas até 18 de dezembro – Agência Sertão

Vitória da Conquista

Em Vitória da Conquista, após chover mais de 100 mm no decorrer da semana, o tempo também ficou firme neste domingo. No decorrer da semana deve voltar a chover na cidade, principalmente de forma isolado.

Até o fim da semana, as chuvas devem voltar a ficar mais intensas novamente. Devido aos transtornos causados pelas precipitações excessivas em locais com infraestrutura precária, a prefeitura decretou situação de emergência no município.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas Notícias