28.3 C
Guanambi
19.5 C
Vitória da Conquista

Tempo deve continuar chuvoso até o Natal nas regiões de Barreiras, Guanambi e Vitória da Conquista

Chuvas devem se concentrar em maior intensidade na metade Sul do Estado

Mais Lidas

As previsões dos institutos de meteorologia continuam apontando para possibilidade de chuvas expressivas em boa parte da Bahia durante a semana que se inicia.

Deve chover até o Natal em praticamente todo o Estado, no entanto, os maiores volumes estão previstos novamente para a metade Sul do Estado, englobando toda a faixa de divisa com Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo, incluindo as regiões de Barreiras, Guanambi, Vitória da Conquista e todo o Sul Baiano.

Nestas áreas, são esperados acumulados superiores a 100 milímetros (mm) nos próximos dez dias. No restante do estado, a chuva deve ser mais moderada, com acumulados inferiores a 50 mm.

A Zona de Convergência do Atlântico Sul continua agindo, canalizando a umidade da Amazônia para o Centro-Oeste e Sudeste do País, avançando também por parte da Bahia. Embora o sol deva aparecer ao longo dos próximos dias, as condições do tempo continuam favoráveis à chegada de nuvens de tempestades.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas volumosas neste domingo, com validade até às 10h de segunda-feira (19). O aviso “Laranja” engloba as regiões da Bahia citadas, além de Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Amazonas.

Veja o alerta Laranja válido

Veja a previsão para os próximos dez dias

Guanambi

Em Guanambi, a madrugada deste domingo (18) foi de bastante chuva, no entanto, ao longo do dia, o tempo abriu e voltou a fazer calor na cidade. No fim da tarde, foram registradas pancadas de chuvas no entorno do perímetro urbano.

O acumulado do mês de janeiro medido até agora pelo pluviômetro da Agência Sertão, no Centro da cidade, é de 155 mm. Em novembro, foram registrados 219 mm.

Chuvas até 18 de dezembro – Agência Sertão

Vitória da Conquista

Em Vitória da Conquista, após chover mais de 100 mm no decorrer da semana, o tempo também ficou firme neste domingo. No decorrer da semana deve voltar a chover na cidade, principalmente de forma isolado.

Até o fim da semana, as chuvas devem voltar a ficar mais intensas novamente. Devido aos transtornos causados pelas precipitações excessivas em locais com infraestrutura precária, a prefeitura decretou situação de emergência no município.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas