35.6 C
Guanambi
26.5 C
Vitória da Conquista

Com estoques críticos, Hemoba faz campanha de Natal para incentivar doação de sangue

Campanha de Natal é uma oportunidade de sensibilizar os voluntários para evitar que a redução de doadores coloque em risco a realização de cirurgias eletivas e de emergência

Mais Lidas

Diante do estoque crítico, a Hemoba lança uma campanha de Natal para conscientizar e mobilizar a população baiana à doação de sangue.

Neste período, por causa das festas de final de ano, férias escolares e viagens, há uma queda no número de doadores e, por consequência, uma diminuição no atendimento das demandas dos hospitais. No momento, os grupos sanguíneos A, B e O, principalmente, estão abaixo da capacidade recomendada.

Segundo o diretor geral da Hemoba, Luiz Catto, a campanha de Natal é uma oportunidade de sensibilizar os voluntários para evitar que a redução de doadores coloque em risco a realização de cirurgias eletivas e de emergência.

“Este período do ano traz uma grande preocupação para nós, pois com as férias escolares e as festas de final de ano, o fluxo nas estradas aumenta e cresce o risco de acidentes de trânsito. Por outro lado, há uma diminuição no nível de doação, mas os pacientes que estão nos hospitais e necessitam de transfusão de sangue não podem esperar”, afirma o gestor.

Coral natalino

Na programação da campanha de Natal, acontece nesta quarta-feira (21), às 8h, no posto de coleta do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) em Salvador, a apresentação do coral natalino do Lacen, com a participação do Papai Noel que distribuirá mensagens de agradecimento aos doadores, e a presença da secretária de Saúde do estado, Adélia Pinheiro.

A nova unidade de Coleta e Transfusão (UCT) do HGRS substitui a Agência Transfusional do hospital, agregando os serviços de coleta e processamento do sangue. Projetada para realizar cerca de mil coletas de sangue mensais, conta com quatro poltronas, salas de triagem, sala de pré-estoque, sala de imuno-hematologia e setor administrativo.

Horário de atendimento

Em Salvador, o Hemocentro Coordenador (Av. Vasco da Gama) recebe os doadores de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h às 16h30. No Salvador Norte Shopping, o atendimento ocorre de segunda-feira a sábado, das 9h às 18h; nos hospitais do Subúrbio e Ana Nery, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, no Roberto Santos, das 8h às 12h e 13h às 17h.

Já no Hospital Irmã Dulce, a coleta funciona de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Para conferir o horário de atendimento no interior do estado, acesse o site: http://hemoba.ba.gov.br/.

Critérios para doação de sangue

Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, é necessário também apresentar um documento original com foto, estar com o peso acima de 50 kg, bem de saúde, descansado e alimentado, ter evitado alimentos gordurosos algumas horas antes da doação, não fumar por pelo menos duas horas e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes.

Cadastro de medula óssea

O cadastro de medula óssea pode ser feito em todos os postos de coleta da Hemoba, na capital e no interior, com a coleta de uma amostra de 5ml de sangue. Para se tornar um doador, é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não possuir doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.

Os dados pessoais e os resultados dos testes serão armazenados no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas