23.1 C
Guanambi
19.1 C
Vitória da Conquista

A desinformação pode ser uma ameaça – como garantir que as notícias sejam autênticas?

Mais Lidas

Alguns estudiosos afirmam que é a era da informação onde todos são abandonados com informações. Você também acredita nisso? Se não, você já sabe o que está acontecendo ao nosso redor. 

Nós, cidadãos comuns, estamos sendo alvo de várias agências de notícias, empresas de publicidade e marketing e muitas organizações para tomar algumas decisões que os ajudem a atingir alguns objetivos. Eles tentam manipular nossas decisões de compra, votação, consumo e outras de acordo com suas agendas. Aqueles que dizem que vivemos na era da informação estão perdendo alguma coisa; o prefixo “mis” antes da informação.

Essa desinformação pode ser uma ameaça enorme para as pessoas em todo o mundo. Vimos pessoas fazendo campanha contra a vacinação contra a COVID-19, negando a existência do aquecimento global e das mudanças climáticas, etc. Essas campanhas são bastante perigosas para o planeta e seus habitantes. No entanto, muitos estudiosos e filósofos, até mesmo Chomsky, escreveram suas opiniões sobre esse tópico. Este artigo irá discutir as soluções.

Aqui estão algumas maneiras que podem ajudá-lo a analisar se as notícias que você recebe são autênticas ou não.

Verifique a Fonte

Sempre que vir uma notícia, deve verificar a verdadeira fonte dessa notícia. Muitas agências de notícias, canais e jornais são famosos por espalhar notícias falsas. Se alguma informação está preocupando você e você quer saber se é real ou falsa, verifique sua fonte. Caso essas notícias específicas venham dessas agências ou canais, você deve vê-las com um cético olhar.

Por outro lado, se a fonte de notícias for confiável, provavelmente estaria correta. Muitas agências de notícias respeitáveis ​​em todo o mundo, incluindo Reuters, Associated Press, BBC News, AFP, etc. Essas agências de notícias têm seus correspondentes em vários países e verificam a autenticidade das notícias antes de divulgá-las. É por isso que essas agências têm mantido um bom nome no mundo.

Saiba quem relatou a notícia 

Depois de verificar a autenticidade da fonte, o segundo passo é saber quem relatou aquela notícia específica. Normalmente, alguns canais estão executando as agendas de corporações e políticos. Mesmo muitos grandes nomes da indústria da mídia estão usando essas táticas. Embora esses fóruns relatem as notícias reais, eles as inclinam de acordo com suas agendas. Portanto, você não deve confiar nas informações da mesma forma que eles relataram.

Por outro lado, muitos canais de notícias mantêm parcialidade. Eles não têm algumas agendas, então não modificam a realidade. Portanto, eles apresentam os fatos em sua forma verdadeira. Como resultado, eles são muito melhores quando se trata de consumo de informações. 

Use motores de busca de imagens reversas

As imagens se tornaram uma forma popular de comunicação. Muitos propagandistas espalham a notícia na forma de imagens. Há três razões por trás disso:

1 – Eles acreditam que as informações que as pessoas obtêm na forma de dados gráficos permanecem em suas mentes por muito tempo.

2 – As imagens são mais fáceis de compartilhar com outras pessoas, para que possam se tornar virais em alguns momentos.

3 – Eles não querem que as pessoas explorem mais as notícias copiando e colando o título nos mecanismos de busca.

No entanto, os mecanismos pesquisa por foto podem ajudar as pessoas a encontrar a autenticidade das notícias. Para saber se a notícia que você recebeu é falsa ou não, faça o upload da imagem no mecanismo pesquisa por imagem. Isso ajudará você a ver onde a mesma imagem foi carregada. Você pode explorar essas fontes; é assim que você pode analisar se suas informações são reais ou falsas.

Diferencie Publicidade, Conteúdo Pago e Notícias

Algumas pessoas acreditam em tudo que assistem na televisão ou nos jornais. No entanto, nem tudo o que é mostrado na mídia é verdade. O conteúdo da mídia de notícias (canais de notícias e jornais, sites de notícias, etc.) é dividido em vários tipos; notícias, publicidade e outros tipos de conteúdo pago.

As plataformas de mídia de notícias geralmente não são responsáveis ​​pela credibilidade do conteúdo exibido em anúncios ou conteúdo pago. É por isso que você deve diferenciá-los. Por exemplo, se alguém entrar em canais de notícias e lhe disser que um produto específico pode lhe dar asas, você não deve confiar imediatamente nele. O mesmo caso é com conteúdo pago. Os meios de comunicação são responsáveis ​​apenas pelas notícias que estão compartilhando com as pessoas. Assim, seus gatekeepers apenas verificam a autenticidade e a linguagem das notícias, não outros tipos de conteúdo.

Saiba a diferença entre Opinião e Notícias

Notícias são uma representação factual de um evento. Em contraste, a opinião é um ponto de vista subjetivo sobre um tópico.

Normalmente, alguns jornalistas compartilham suas opiniões sobre certos fenômenos em seus identificadores de Twitter, vlogs ou canais de notícias. As pessoas pensam que o que os jornalistas estão dizendo é notícia, mas nem tudo é notícia.

Você pode verificar a linguagem deles para analisar se o que eles estão dizendo é notícia ou opinião. Por exemplo, se eles usam as palavras como faria, poderia, pode, na minha opinião, pode, etc., indica que é a opinião do jornalista. Portanto, você não deve considerá-los como notícias e acreditar neles.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas