21.7 C
Guanambi
18.8 C
Vitória da Conquista

Guanambi registrou temporais nos três últimos dias da primavera

Mais Lidas

O fim da primavera foi marcado por temporais e alagamentos em Guanambi. A estação terminou às 18h48 desta quarta-feira (21), no horário de Brasília. Pelo terceiro dia seguindo, houve temporal na cidade.

As chuvas são resultado da Zona de Convergência do Atlântico Sul (Zcas), condição meteorológica de condução da umidade acumulada na Amazônia para a região Sudeste do país.

Localizada próxima à divisa com Minas Gerais, a região de Guanambi também tem sido influenciada por esta Zcas, com tempestades de volume grande de chuva em espaço de tempo curto.

Na segunda-feira (19), o pluviômetro da Agência Sertão, localizado no Centro, registrou 50 mm de chuva, a maior parte em um intervalo de menos de 30 minutos. Na terça-feira (20) foram 52 mm e nesta foram mais 25 mm, também com a maior parte em poucos minutos de chuva.

As chuvas estão vindo acompanhadas de raios, trovões e ventos fortes. Na terça-feira, além dos alagamentos,  houve vários registros de queda de árvores em vias públicas.

As localidades mais afetadas pelo acumulo de água neste últimos dias foram os bairros São Francisco e Lagoinha, além de algumas ruas do Centro. Moradores de bairros com ruas sem pavimentação também estão sofrendo com as poças, lamaçais e valas abertas pelas enxurrada.

A Prefeitura de Guanambi informou que as equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura seguem atuando na remoção de árvores, desobstrução de passagens de água, limpeza de bocas de lobo e tapagem de buracos em vias.

Além da drenagem ineficiente na maior parte da cidade, o acúmulo de lixo tem contribuído para agravar os alagamentos.

Acumulado

O acumulado do mês até o momento é de 282 mm, já superior aos 219 mm registrados em novembro. O total deve superar os 350 mm caso as previsões para os próximos dias se confirmem, repetindo o dezembro chuvoso de 2021, porém abaixo dos 444 mm registrados na ocasião.

Na temporada chuvosa iniciada em novembro, o acumulado é de 542 mm.

Mais chuva

Os institutos de meteorologia estão prevendo que deve continuar chovendo na cidade pelo menos até a próxima segunda-feira (26). O acumulado previsto varia entre 70 e 100 mm neste período.

Entre o natal e o ano novo, as previsões apontam que o céu deve permanecer parcialmente encoberto por nuvens, porém com chances menores de chuva. As temperaturas também deve continuar relativamente amenas na cidade.

Veja a previsão para os próximos dez dias

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas