A suplente de deputada estadual e ex-candidata a prefeitura de Guanambi, Valda Pereira, conhecida como Valda ACS (agente comunitária de saúde), vai assumir o mandato na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) por um mês.
De acordo com o Blog do Latinha, com a ida do deputado estadual Walison Torres, o Tum (Avante), para a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) a partir de 1º de janeiro, a cadeira vaga será assumida por Valda.
Diferente dos mandatos de governadores e do presidente, o fim da legislatura nas assembleia e na Câmara Federal termina em 31 de janeiro e os novos parlamentares assumem em 1º de fevereiro.
Até o fim deste prazo, Guanambi terá quatro representes na Alba. Além de Valda, Vitor Bonfim (PV), Ivana Bastos (PSD) e Luiz Augusto (PP) compõem a “bancada guanambiense”. A partir de fevereiro, Luiz Augusto e Valda deixarão o parlamento e Felipe Duarte (PP) assumirá pela primeira vez, mantendo três representantes da cidade na Alba.
Com sua base eleitoral formada pela categoria a qual pertence, Valda obteve mais de 23 mil votos em 2018. Ela é presidente do Fórum Nacional das Representações dos ACS e ACE.
Em 2020, foi candidata a prefeita de Guanambi pelo PT, no entanto, não alcançou uma votação expressiva e terminou em terceiro candidato, bem atrás do ex-prefeito Jairo Magalhães e do atual prefeito Nilo Coelho.
Em publicação nas redes sociais, a Fnaras ressaltou que Valda será a primeira representante da categoria a assumir um cargo de deputada no país.
Os deputados estaduais recebem remuneração equivalente a 75% do salário dos deputados federais. Atualmente, isso equivale a R$ 25,3 mil.