Ainda não há previsão para que as lombadas eletrônicas instaladas em algumas ruas e avenidas de Guanambi comecem a gerar multa para quem trafega acima da velocidade máxima permitida.
De acordo com a Assessoria de Comunicação, a Superintendência Municipal de Trânsito (SMTran) segue realizando estudos com os dados coletados pelos aparelhos, no sentido de testar a viabilidade da instalação de equipamentos complementares que aplicam multa. No entanto, ainda não há previsão para a operação deixar de ser meramente educativa.
Uma mensagem circulou em grupos de WhatsApp nesta quinta-feira (5), afirmando que as multas passariam a ser aplicadas nos próximos dias, informação desmentida pela SMTran no mesmo dia.
As lombadas foram instaladas em julho de 2022, em quatro vias com tráfego de mais de 270 veículos por hora. Elas registram a velocidade dos veículos e exibe em seu visor luminoso.
Caso a prefeitura decida aplicar a fiscalização ostensiva, serão necessários novos investimentos para aperfeiçoar os sistemas e fazê-los capazes de registrar as placas dos veículos em velocidade incompatível com a permitida nas vias monitoradas, além de emitir as multas.
As lombadas foram distribuídas da seguinte forma.
- Avenida Santos Dumont – duas de 50Km;
- Avenida Dr. Sandoval Moraes – 40 Km;
- Avenida Messias Pereira Donato (Castelo Branco) – 40 Km
- Rua Otávio Mangabeira – 40 Km;