Dois pássaros silvestres foram resgatados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na tarde desta quarta-feira (4), em Barreiras, no Extremo-Oeste Baiano.
O flagrante aconteceu durante fiscalização na BR-135, durante abordagem a um Hyundai/Creta, com placas de São Paulo. Após solicitarem os documentos dos ocupantes do veículo, os policiais revistaram o carro e encontraram dois cardeais aprisionados em uma pequena caixa de madeira.
Segundo a PRF, as aves eram transportadas de forma precária e em ambiente escuro sem água e ventilação, configurando, além de tráfico de animais silvestres, uma situação também de maus-tratos.
O motorista confirmou aos policiais que não tinha autorização do órgão ambiental para criação e nem a guia de transporte. Ele disse também que saiu da cidade de São José do Piauí (PI) e tinha como destino o estado de São Paulo.
Em seguida, foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência e o infrator responderá na Justiça por crime contra o meio ambiente da Lei 9.605/98, com os agravantes previstos na normativa.
Os pássaros foram encaminhados aos cuidados do Instituto Estadual do Meio Ambinte (Inema) de Barreiras, onde serão triados, alimentados e tratados por profissionais. Passarão por um processo de reabilitação para voltarem à liberdade.
A PRF alertou que as denúncias nas rodovias podem ser realizadas através do telefone 191, que funciona em todo o Brasil. A ligação é gratuita e não é preciso se identificar. Vale ressaltar que é crime a caça predatória, o tráfico e a criação ilegal de animais silvestres.