29.8 C
Guanambi
23.5 C
Vitória da Conquista

Voo comandado por mulheres faz história na PM baiana

Mais Lidas

https://materiais.henet.com.br/guanambi

A última sexta-feira (13) entrou para a história do Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar da Bahia. Pela primeira vez, uma tripulação composta por duas mulheres nas funções de piloto comandou uma operação aérea.

A ação policial militar foi realizada nas áreas de Boca do Vulcão e Chafariz, em Lauro de Freitas, município de Região Metropolitana de Salvador.

As duas policiais militares a realizarem o feito foram a Major PM Maíra Galindo, como Comandante de Aeronave/Primeiro Piloto, e a Major PM Danusa Andrade, na função de Comandante de Operações Aéreas/Segundo Piloto.

Primeiras mulheres no comando de uma operação áerea na Bahia
Reprodução/SSPBA

A nova era em que as Guardiãs inserem o GRAER é marcante, pelo fato de tripulações femininas ainda serem inéditas em boa parte dos estados brasileiros.

Primeira turma de mulheres na PM da Bahia
Reprodução/SSPBA

O feito acontece mais de trinta anos após as primeiras mulheres ingressarem na Polícia Militar baiana. O primeiro grupamento feminino da instituição teve início no dia 30 de abril de 1990 e davam corpo à Companhia da Polícia Militar Feminina (foto acima), extinta seis anos depois, em 1996.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP), não haverá distinção entre as multimissões que serão designadas à dupla, que concorre com os homens em patamar de igualdade na escala. Quaisquer ocorrências de alta complexidade podem ser atendidas por ambas, sem prejuízo na sua execução.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas Notícias