Anúncio
Região de Vitória da Conquista

Agricultores familiares já estão recebendo Garantia Safra

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado
Anúncio

Agricultores familiares inscritos no Programa Garantia Safra começaram a receber o seguro no valor de R$ 850, desde a última quarta-feira (18). A execução ocorre em parceria entre os governos federal, estadual e municipal e fornece benefício financeiro, por tempo determinado, em caso de perda da safra devido ao fenômeno da estiagem ou de excesso hídrico –

Em Vitória da Conquista, 846 lavradores recebem o benefício que soma um total de R$ 719.100.

Anúncio

Apesar do benefício do Garantia Safra ser pago pelo Governo Federal, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), trabalha durante todo ano prestando assistência aos agricultores e ao programa.

“O Garantia Safra tem diversas fases. O município atua nas inscrições num trabalho integrado com o governo do Estado e o sindicato da classe; distribui os boletos; orienta o agricultor sobre os pagamentos, faz a inspeção das perdas e elabora o laudo de vistoria”, elencou o coordenador municipal de Fomento à Agricultura Familiar, Eduardo Castro.

O pagamento da Safra 2021/2022 é feito em parcela única na Caixa Econômica Federal, conforme o número de Identificação Social (NIS), sendo os primeiros beneficiados em ordem crescente a partir do número 1.

O coordenador sugere aos produtores que não fizeram o cadastro ou que não receberam o benefício, que procurem a Secretaria Municipal de Agricultura, que fica na Rua Catão Ferraz s/n, Centro (Ceasa).

Foi o que fizeram, nesta manhã (23), as agricultoras Edízia Maria Silva Fernandes, 55 anos, região de Queimadas, distrito de Inhobim, e Maristela Prado Araújo, 28 anos, da Fazenda Poço Cumprido, na região de Bate-Pé.

Edízia mora com o esposo e tem quatro filhos casados e pela primeira vez “está correndo atrás” do Garantia Safra. Ela pratica a agricultura de subsistência e produz café, banana, feijão, aipim e abóbora. “Vai ajudar muito o Garantia Safra. Eu fiz a DAP e estou lutando para receber e se eu receber será uma benção”, comentou a mulher, que ainda falou sobre o atendimento dos técnicos da SMDR: “Está muito bom, até aqui eu tenho gostado e tem me agradado muito”.

Anúncio

Já a jovem Maristela veio atualizar os dados para ter acesso ao Garantia Safra. A família, composta por pai, irmãos e filhos dela, planta milho, feijão, abóbora, melancia. “A gente planta de tudo um pouco, mais para o consumo, então pra gente já ajuda bastante”, disse Maristela que fez o cadastro na prefeitura.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 23 de janeiro de 2023 23:31

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Anúncio
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024

Magazine Luiza abriu novas vagas de emprego em Feira de Santana, Guanambi, Salvador e outras cidades da Bahia

Novas vagas de emprego foram abertas pelo Magazine Luiza, rede varejista presente em todas as…

26 de abril de 2024

Revenda BYD na Bahia abriu várias vagas de emprego

A BYD Mandarim, primeira revenda da montadora chinesa na Bahia, pertencente ao Grupo Indiana, abriu…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio