O prefeito Nilo Coelho (União) nomeou o novo secretário de Saúde do município. Em decreto publicado na edição desta sexta-feira (27), o nome do médico Edson Luís Lélis Costa, mais conhecido como Dr. Luia, foi confirmado para o comando pasta.
O profissional já havia sido anunciado desde o início do mês, no entanto, devido a seu vínculo com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), só agora pôde assumir a função de gerir o sistema de saúde do município. Ele é servidor da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) e foi colocado à disposição do município até o fim de 2023, período que poderá ser prorrogado.
A prefeitura destacou que o novo secretário é médico anestesiologista, com experiência em diversas instâncias da saúde municipal, estadual e federal. Ele também é bastante conhecido por sua posição política, alinhada a décadas com o Partido dos Trabalhadores (PT) no Estado.
Em 2020, ano que Nilo Coelho foi eleito, Dr. Luia, filiado ao PSB, foi candidato a vice-prefeito na chama de Valda ACS (PT). Já nas eleições do ano passado, ele foi um dos coordenadores regionais das campanhas de Jerônimo Rodrigues (PT), ao governo estadual, e do presidente Lula (PT) ao planalto.
A indicação do nome foi vista com surpresa na cidade, pois o prefeito e seu grupo político estiveram alinhados com candidaturas adversárias, de ACM Neto (União) para o governo estadual, e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para o governo federal.
A nomeação aconteceu após mais de três meses da exoneração da última titular, a ex-secretária Nanci Ferraz. Durante todo este tempo, a pasta foi gerida de forma interina pelo secretário municipal de Planejamento, Inácio Lira Júnior, coronel da reserva da Polícia Militar.
O novo secretário disse que tem como metas a construção do hospital municipal, a regulação na área da saúde e humanização na qualidade do atendimento. Antes de ser nomeado, ela já vinha contribuindo com as ações da secretaria.