Prefeitura de Guanambi não vai realizar festa de Carnaval em Mutãs

Mais uma festa tradicional do município de Guanambi deixará de ser realizada em 2023. Depois de cancelar o réveillon, alegando aumento dos casos da Covid-19, o Carnaval do distrito de Mutãs, ou Mutãs Folia, também não será realizado, mesmo com os casos em baixa.

O evento que é tradicional na localidade teve sua última edição em 2020. Por conta das restrições impostas pela pandemia, nos anos de 2021 e 2022 não houve as comemorações das festividades.

À reportagem da Agência Sertão, o secretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Victor Boa Sorte, disse que tentou viabilizar o evento, porém não conseguiu convencer a gestão do prefeito Nilo Coelho (União) a liberar os recursos previstos para a contração de artistas e da estrutura da festa.

Na última sexta-feira (27), em uma publicação no seu perfil nas redes sociais, o secretário fez um desabafo enquanto participava do Carnaval da Diversidade de Caetité. “Festa é assim, para os que desconhecem a sua importância. A cultura é uma identidade de um povo e um evento é mais que entretenimento, aquece o comércio, traz alegria para o povo, gera postos de trabalho e mantém viva a tradição”, disse em mensagem acompanha de um vídeo da festa da cidade vizinha.

O secretário inclusive pediu férias e seu pedido foi atendido na última quinta-feira (26). Ele estará em descanso entre os dias 07 e 17 de fevereiro, conforme portaria publicada no Diário Oficial do Município.

Opções na região

Na região de Guanambi, duas cidades irão realiza pré-carnavais. Em Candiba haverá trio elétrico e shows nos dias 10 e 11 de fevereiro. Já em Carinhanha, onde o carnaval já é uma tradição, a festa foi antecipada e acontecerá de 10 a 12 do mesmo mês.

Nas datas oficiais do Carnaval, as cidades mais próximas à Guanambi que estão com as festas confirmadas é Paramirim, a 140 quilômetros, e Rio de Contas, a 220 quilômetros por vias pavimentadas.

No Oeste do Estado, Correntina, a 280 quilômetros, e Barreiras, a 450 quilômetros, também confirmara a volta do Carnaval após três anos sem a festa.

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile