O movimento do Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, segue crescendo de forma significativa nos últimos meses. Em janeiro, de acordo com os dados divulgados pela Diretoria de Planejamento Turístico da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur), foram 44.812 embarques e desembarques realizados.
Os números superam o recorde de movimento desde a inauguração do aeroporto, registrado no mês de dezembro de 2019, que foi de 44.464 embarques e desembarques. Em relação a dezembro, até então segundo mês com maior movimentação, com 35.185 passageiros, o aumento foi de 27%.
O aumento é reflexo da maior disponibilidade de voos, principalmente a partir do fim de 2022, quando a Gol e a Latam ampliaram a operação da ligação com o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. Este mês, a Gol também passou a fazer a ligação da cidade com Salvador em aeronaves Boeing 737, com capacidade para 186 passageiros.
Além dos cerca de 25 voos semanais para São Paulo e o novo voo para Salvador, o Aeroporto Glauber Rocha é atendido pela Azul, com voos para Belho Horizonte e Salvador em aeronaves E-195, para até 118 passageiros, e pela VoePass, com voos para Salvador em aeronaves ATR-72, com capacidade para 68 passageiros.
Recuperação de movimento
Os primeiros meses após a inauguração do Aeroporto Glauber Rocha, em julho de 2019, foram de crescimento constante na movimentação de passageiros. No entanto, em março de 2020, todos os voos foram cancelados e só voltaram de forma gradual a partir de julho do mesmo ano.
Somente em janeiro de 2023 o movimento registrado antes da pandemia foi recuperado. A tendência é de que o fluxo de passageiros continue aumentando com mais oferta de voos.
Além do transporte de passageiros, a partir de junho, a Gol planeja operar aeronaves de carga no equipamento. Cinco voos semanais já estão programados junto ao sistema de registros da Agencia Nacional de Aviação Civil (Anac)
Veja a movimentação do Aeroporto de Vitória da Conquista mês a mês
Veja também:
Aeroporto de Vitória da Conquista deve receber mais de 5,5 mil passageiros no período de Carnaval