Região de Guanambi

Evento do Conselho Regional de Psicologia vai discutir enfrentamento ao racismo em Guanambi

Publicado por
Compartilhado

O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) vai realizar um evento em Guanambi para debater o enfrentamento ao racismo. Intitulada “Por uma Psicologia antirracista”, a atividade está agendada para o dia 17 de março, das 18h às 20h30, no auditório da UniFG, em Guanambi, localizado na Avenida Pedro Felipe Duarte, 4911, São Sebastião.

A iniciativa, segundo o órgão, faz parte do plano de trabalho desenvolvido pelo GTI Guanambi e tem como público-alvo, psicólogas/os, estudantes de Psicologia e sociedade em geral. Com entrada gratuita e inscrições no local, as/os participantes terão direito ao certificado.

Para cumprir com propostas do 11º Congresso Regional da Psicologia – Etapa Bahia (COREP-BA) e do 11º Congresso Nacional da Psicologia (CNP), o debate tem a finalidade de promover discussões multidisciplinares, com a presença de profissionais da Psicologia, do Direito e representante de movimento social, sobre o papel da Psicologia diante do enfrentamento ao racismo e demais discriminações raciais.

Além disso, o projeto pretende possibilitar o diálogo sobre as questões que atravessam o racismo, para se intervir nos aspectos atrelados aos direitos humanos, que se envolvem à prática ética das/os profissionais de Psicologia, diante tais demandas.

A programação conta com a participação de conselheiras/os do CRP-03 e outras convidadas/os. Confira quais são:

  • Matheus de Souza Santana, psicólogo (CRP-03/18293), conselheiro do XVII Plenário e coordenador da Comissão de Psicologia e Relações Raciais, especialista em Saúde Pública e em Saúde Mental Coletiva e mestrando em Saúde Coletiva. Atua como supervisor de estágio em Psicologia, com atendimento psicológico no SUS e em clínica privada.
  • Beatriz Rodrigues Barbosa, psicóloga (CRP-03/21583), vice-coordenadora do GTI Guanambi, especialista em Psicanálise. Atua em CRAS, clínica privada e estuda a saúde mental feminina e a clínica racializada.
  • Marta Aparecida dos Santos Mamédio, psicóloga (CRP-03/21584), especializanda em Gênero, Raça/Etnia e Sexualidade e mestranda em Saúde Mental Indígena pelo Programa de Mestrado em Saúde da População Negra e Indígena. Atua com povos indígenas pelo Conselho Indigenista Missionário.
  • Valéria Porto dos Santos, engenheira agrônoma, mestra em Desenvolvimento Sustentável e representante da Central Regional Quilombola (CRQ) e articula com o Movimento Quilombola do Estado da Bahia e a Coordenação Nacional das Comunidades Quilombolas do Brasil (CONAQ). Atua na inclusão produtiva rural e na militância junto aos movimentos sociais.
  • Alcir Rocha dos Santos, advogado (OAB/BA 33.754), Mestre em Direitos Fundamentais e docente da Universidade Estadual do Piauí.
Anúncio

Esta postagem foi publicada em 3 de março de 2023 11:31

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Estação Meteorológica do Inmet voltou a funcionar em Guanambi após mais de seis meses com problemas

A equipe de manutenção do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) esteve em Guanambi na última…

27 de abril de 2024

Prefeitura na Bahia encerra inscrições para concurso com 73 vagas nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Presidente Tancredo Neves,…

27 de abril de 2024

São Pedro de Iuiu 2024 divulgou primeiras atrações

Nesta sexta-feira, 26 de abril, foram divulgadas as primeiras atrações do São Pedro de Iuiu…

27 de abril de 2024

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio