23.3 C
Guanambi
18.9 C
Vitória da Conquista

Evento do Conselho Regional de Psicologia vai discutir enfrentamento ao racismo em Guanambi

Mais Lidas

O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) vai realizar um evento em Guanambi para debater o enfrentamento ao racismo. Intitulada “Por uma Psicologia antirracista”, a atividade está agendada para o dia 17 de março, das 18h às 20h30, no auditório da UniFG, em Guanambi, localizado na Avenida Pedro Felipe Duarte, 4911, São Sebastião.

A iniciativa, segundo o órgão, faz parte do plano de trabalho desenvolvido pelo GTI Guanambi e tem como público-alvo, psicólogas/os, estudantes de Psicologia e sociedade em geral. Com entrada gratuita e inscrições no local, as/os participantes terão direito ao certificado.

Para cumprir com propostas do 11º Congresso Regional da Psicologia – Etapa Bahia (COREP-BA) e do 11º Congresso Nacional da Psicologia (CNP), o debate tem a finalidade de promover discussões multidisciplinares, com a presença de profissionais da Psicologia, do Direito e representante de movimento social, sobre o papel da Psicologia diante do enfrentamento ao racismo e demais discriminações raciais.

Além disso, o projeto pretende possibilitar o diálogo sobre as questões que atravessam o racismo, para se intervir nos aspectos atrelados aos direitos humanos, que se envolvem à prática ética das/os profissionais de Psicologia, diante tais demandas.

A programação conta com a participação de conselheiras/os do CRP-03 e outras convidadas/os. Confira quais são:

  • Matheus de Souza Santana, psicólogo (CRP-03/18293), conselheiro do XVII Plenário e coordenador da Comissão de Psicologia e Relações Raciais, especialista em Saúde Pública e em Saúde Mental Coletiva e mestrando em Saúde Coletiva. Atua como supervisor de estágio em Psicologia, com atendimento psicológico no SUS e em clínica privada.
  • Beatriz Rodrigues Barbosa, psicóloga (CRP-03/21583), vice-coordenadora do GTI Guanambi, especialista em Psicanálise. Atua em CRAS, clínica privada e estuda a saúde mental feminina e a clínica racializada.
  • Marta Aparecida dos Santos Mamédio, psicóloga (CRP-03/21584), especializanda em Gênero, Raça/Etnia e Sexualidade e mestranda em Saúde Mental Indígena pelo Programa de Mestrado em Saúde da População Negra e Indígena. Atua com povos indígenas pelo Conselho Indigenista Missionário.
  • Valéria Porto dos Santos, engenheira agrônoma, mestra em Desenvolvimento Sustentável e representante da Central Regional Quilombola (CRQ) e articula com o Movimento Quilombola do Estado da Bahia e a Coordenação Nacional das Comunidades Quilombolas do Brasil (CONAQ). Atua na inclusão produtiva rural e na militância junto aos movimentos sociais.
  • Alcir Rocha dos Santos, advogado (OAB/BA 33.754), Mestre em Direitos Fundamentais e docente da Universidade Estadual do Piauí.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas