Sebrae e Senac realizaram primeira Oficina Bootcamp sobre Empreendedorismo em Vitória da Conquista

 “Foi uma verdadeira imersão, um divisor de águas, um momento de muitas decisões para o meu negócio. Qualquer pessoa que tenha a ideia de um negócio e fizer esse curso, com certeza, em três dias, vai conseguir tirar a ideia do papel colocá-la em prática”. É dessa forma que o empreendedor José Almir define os últimos três dias vividos dentro da Oficina Bootcamp Empreendedorismo em Ação.

A Oficina foi realizada em Vitória da Conquista, nos dias 10, 11 e 12 de março, no Senac, parceiro do Sebrae nesta ação. O empreendedor que está dando início a uma empresa de cerimonial de casamentos destacou ainda que os três dias foram intensos e superaram as expectativas.

“O Bootcamp trouxe a importância de ter uma gestão e processos bem ajustados. O trabalho que nós fizemos nesse final de semana pode se comprar ao trabalho de montagem de um plano de negócio, mas, muito mais direto, muito mais focado e completo. Foram apenas três dias, mas, três dias muito intensos”, afirmou Almir.

A turma, com cerca de 15 alunos, contou também com a participação da psicóloga Anamélia Sobral. Ela tem descoberto no empreendedorismo a possibilidade de ajudar outras mulheres a aumentarem sua autoestima e entende a importância de ajustar a gestão do seu negócio.

“A psicologia é meu propósito de vida, é o meu negócio. E a imersão no Bootcamp fez toda diferença, porque me trouxe sistematização, as ferramentas de gestão para que eu possa conhecer o meu empreendimento e traçar minhas metas e objetivos em cima de dados sistematizados e não pelo achismo ou instinto. Além disso, a metodologia aplicada nos trouxe a importância da disciplina, cumprimento de horários. Já estou querendo mais, quero ajudar cada vez mais mulheres com meu negócio”, disse a empreendedora.

O BootCamp Empreendedorismo em Ação é uma metodologia, desenvolvida pelo Sebrae Minas Gerais, que busca desenvolver habilidades empreendedoras por meio de capacitações rápidas e com atividades intensivas utilizando a lógica de ‘aprender fazendo’. Durante as 24 horas de capacitação, os alunos tiveram acesso aos conteúdos: mindset empreendedor; cliente e mercado; problema e solução; prototipagem e mínimo produto viável; canais, vendas e modelos financeiros; Lean Canvas, storytelling; e pitch.

Para Liliane Soares, analista técnica do Sebrae em Vitória da Conquista, essa foi uma verdadeira oportunidade de imersão para os alunos que desejam empreender. “Eles puderam aprender na prática. Entenderam o que é empreender e saem com o modelo de negócio pronto para desenvolver. Aqui oferecemos todas as ferramentas necessárias para eles tocarem o negócio. Esse projeto piloto teve início em Vitória da Conquista, em uma parceria com o Senac e o objetivo é levar ele para outros municípios”, destacou a analista.

A execução do curso faz parte das ações do projeto piloto Hub Empreendedor Co.nexo, parceria entre o Sebrae e o Senac Bahia, que visa impulsionar a criação e o desenvolvimento de novos negócios.

Para Gygyane Ferraz, gerente de Educação Profissional do Senac em Vitória da Conquista, essa parceria tem rendido ótimos frutos. Essa parceria é muito importante porque unimos esforços. O Senac entra com a expertise em educação profissional e o Sebrae traz esses consultores de fora para capacitar os alunos dentro do empreendedorismo. Dessa forma conseguimos atender mais pessoas que saem daqui com competências e habilidades muito mais sólidas para empreender”, concluiu a gerente.

Agência Sebrae de Notícias Bahia

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile