34.8 C
Guanambi
24.4 C
Vitória da Conquista

Devido à superlotação, Hospital Esaú Matos está atendendo apenas pacientes de emergência ou urgência

Mais Lidas

Anúncio

A direção do Hospital Municipal Esaú Matos, administrado pela Fundação de Saúde Pública de Vitória da Conquista (FSVC), por meio de nota, informou que desde a última quarta-feira (29), encontram-se no pronto-socorro pediátrico da unidade, quatro pacientes sob ventilação mecânica que estão aguardando vagas em UTI pediátrica, as quais ainda não foram disponibilizadas pela Central da Regulação da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Enquanto aguardam a transferência, as crianças recebem cuidados intensivos da equipe de assistência do Hospital Esaú Matos, durante 24 horas, ininterruptamente.

Além desses pacientes, há outras crianças internadas no pronto-socorro com uso de oxigênio suplementar por falta de vaga na enfermaria, situação provocada pelo aumento expressivo da procura por atendimento no hospital, configurando superlotação. A direção do Hospital Esaú Matos informa, ainda, que todas as macas, inclusive aquelas usadas para examinar os pacientes, encontram-se ocupadas. No momento, não há pontos de oxigênio disponíveis, pois todos estão sendo utilizados.

Em nota, a instituição ressaltou que a administração do hospital tem buscado, incansavelmente, resolver a situação. Entretanto, o Sistema de Regulação da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia ainda não disponibilizou as vagas de UTI pediátrica, bem como as de enfermaria.

Diante dessa situação, o Hospital Esaú Matos está atendendo apenas pacientes cujos quadros configuram emergência ou urgência médicas. Assim, a unidade hospitalar orienta que os demais casos deverão ser encaminhados para outros dispositivos da rede de assistência.

Já em relação aos casos nos quais os pacientes apresentam sintomas leves ou necessitam de avaliações de rotina, a orientação é que eles busquem atendimentos por via ambulatorial. Essa medida é necessária para garantir que esses pacientes não sejam expostos a riscos desnecessários, e agrave ainda mais o quadro de superlotação.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas