Banco de Leite do Hospital Esaú Matos precisa de novas doadoras para atender demanda

Nos últimos meses, o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Municipal Esaú Matos vem apresentando uma queda no estoque que atende bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Como a demanda de leite humano na unidade é muito alta, o BLH está precisando de novas doadoras de leite materno.

A alimentação com leite humano é essencial para os bebês prematuros internados em unidades de terapia intensiva, pois ajuda a prevenir alergias, infecções e a reduzir o risco de doenças graves durante o internamento, que podem levar, inclusive, à morte. “Mas a maioria dessas crianças não conseguem ser amamentadas por suas mães. Nesses casos, elas são alimentadas com o leite doado e pasteurizado no Banco de Leite”, explica Orlanda Barreira, coordenadora do BLH.

Para aumentar o estoque e garantir que os bebês que necessitam de leite materno sejam devidamente alimentados, o Banco de Leite precisa contar com o apoio de novas doações. Mulheres saudáveis e que têm leite excedente podem se tornar doadoras. “Basta que elas entrem em contato com o BLH e manifestem o desejo de doar leite materno. Nossa equipe irá fazer o cadastro, orientar sobre a ordenha, a coleta e o armazenamento do leite, além de fornecer os materiais necessários, como os frascos, máscaras e toucas”, destaca Orlanda.

A coordenadora destaca que para isso a mulher não precisa sair de casa. O contato pode ser via telefone e o atendimento do BLH será feito no domicílio da doadora. “A coleta também é domiciliar. Duas vezes por semana, vamos até a casa da doadora buscar o leite e entregar novos frascos”, completa Orlanda.

As mães que desejam se tornar doadoras precisam apresentar os exames realizados durante o pré-natal. Além disso, não podem ser fumantes, usuárias de drogas ou de bebidas alcoólicas ou fazer uso de medicamentos incompatíveis à amamentação. Também não pode ter feito transfusão de sangue nos últimos seis meses.

O Banco de Leite Humano funciona no Hospital Municipal Esaú Matos, das 7 às 19 horas. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (77) 3420-6237.

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile