Na tarde desta quarta-feira (12), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) encontradou gaiolas contendo 24 aves silvestres, pertencentes a três passageiros. de um ônibus abordado no km 830 da BR 116, no município de Vitória da Conquista.
Segundo a corporação, as gaiolas estavam escondidas embaixo das poltronas dos donos das aves. Para todos os três foram confeccionados termos circunstanciados de ocorrência, devido à constatação do crime previsto no artigo 29 da Lei 9605 (Lei de Crimes Ambientais), caracterizado pelas condutas de matar, perseguir, caçar, apanhar, vender espécimes da fauna silvestre.
As aves apreendidas foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cestas) de Vitória da Conquista. Entre as 24 aves, havia 21 coleirinhas, um canário e dois pássaros pretos. Não foi informada a origem e nem o destino do ônibus onde foram resgatados os pássaros.
A PRF reforça sempre que a captura e comercialização de animais silvestres é uma atividade ilegal, que pode acarretar em multas e até mesmo em prisão. Além disso, essa prática contribui para a diminuição da biodiversidade e para o desequilíbrio ecológico das regiões afetadas.