IF Baiano executa três projetos do programa IF Mais Empreendedor em Guanambi

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) tem três projetos do programa IF Mais Empreendedor Nacional em execução no Campus Guanambi. A iniciativa visa promover ações para auxiliar empreendedores afetados pela pandemia da Covid-19 a fortalecer seus empreendimentos.

Esta é a segunda edição do projeto a nível nacional. O início das atividades ocorreu na última quinta-feira (13), com uma aula magna promovida pelo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IF Sul de Minas), instituição responsável pela execução do programa.

IF Mais Empreendedor - Aula Inaugural - "Diagnóstico e Análise de Micro e Pequenos Negócios"

Os projetos do IF Baiano, executados por professores, servidores e alunos do Campus Guanambi, são voltados para a agroindústria e para a agroecologia. A execução de ambos começou no mês passado, com as seleções de bolsistas e voluntários. Agora eles entram na fase de colocar em prática as propostas apresentadas.

Um dos projetos pretende implementar ações que promovam a melhoria das condições higiênico-sanitárias, promoção da segurança alimentar e nutricional e a regularização das agroindústrias de grupos produtivos de empreendedores e produtores rurais formalizados como agricultores familiares.

Coordenada pela professora Normane Mirele, a proposta  iniciou a fase de capacitação dos bolsistas e voluntários. A meta é atender cerca de 150 Unidades Produtivas Familiares (UPF’s) em 28 comunidades dos municípios de Brumado, Caetité, Igaporã, Palmas de Monte Alto, Pindaí e Urandi.

Também na área de processamento de alimentos, um projeto coordenado pelo biomédico e técnico em Química do IF Baiano, Ricardo Brandão, pretende fornecer assistência para elaboração de manuais de Boas Práticas de Fabricação (BPF’s) em agroindústrias e realização de análises físico químicas e microbiológicas nos produtos comercializados.

“É a segunda vez que tenho a oportunidade de coordenar um projeto pelo programa IF Mais Empreendedor Nacional, que tem como objetivo a realização de ações de extensionismo tecnológico em interação com o setor produtivo, com a remodelagem de negócios que foram afetados negativamente pela Pandemia da Covid-19”, comentou.

Em 2021, em parceria com a Cooperativa Mista Agropecuária para o Desenvolvimento Autossustentável da Agricultura Familiar (Coomadac), o mesmo servidor coordenou um projeto de capacitação de produtores de polpa de frutas da região de Guanambi. Agora em 2023, em parceria com o Centro Público de Economia Solidária (Cesol Sertão Produtivo), seis empreendimentos serão atendidos nas áreas de laticínios, produção de chiringa, fruticultura, rapadurinha e açúcar mascavo e processamento de polpas de fruta in natura.

Agroecologia

O outro projeto em execução visa a capacitação e fortalecimento de agricultores familiares para transição para os sistemas agroecológico e orgânico. Coordenado pela professora Felizarda Bebé, a iniciativa pretende auxiliar os agricultores desde o acompanhamento técnico e orientações para preparo do solo, até a comercialização dos produtos em feiras agroecológicas, bem como encaminhar para o processo de certificação orgânica, quando for o caso de agricultores/produtores orgânicos.

O projeto também está na fase de capacitação dos bolsistas e voluntários e as primeiras visitas às propriedades serão realizadas já no mês de maio.

IF Mais Empreendedor Nacional

O Programa tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de projetos com ações voltadas ao atendimento, apoio e orientação a Micro, Pequenos Empreendedores (MPEs), Empreendedores Individuais desde que possuam cadastro nacional de pessoa jurídica (CNPJ ativo) e Empreendedores e Produtores Rurais formalizados, particularmente por meio de ações de remodelagem de negócios que foram afetados negativamente pela Pandemia da COVID-19.

Desde 2021, o IF Baiano vem desenvolvendo projetos fomentados pelo IF Mais Empreendedor e fortalecendo empreendedores no estado da Bahia. Em 2022, o projeto intitulado ‘Planejamento Estratégico Empreendedor para Enfrentamento de Impactos Pandêmicos’ foi vencedor na etapa estadual do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora. O projeto prestou consultoria a empreendimentos que tiveram impactos negativos com a pandemia na cidade de Itaberaba.

A execução é uma iniciativa da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão, Pesquisa, Ensino Profissionalizante e Tecnológico (Fadema), órgão vinculado ao Instituto Federal do Sul de Minas (IF Sul de Minas).

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile