A Seleção Brasileira foi campeã do Campeonato Sul-Americano Sub-17 de 2023. O torneio foi realizado no Equador e o jogo do título aconteceu na noite deste domingo (23), na capital Quito. No elenco estava o jogador Luiz Gustavo, natural de Vitória da Conquista, e atualmente nas categorias de base do Corinthians.
A fase final da competição foi disputada no formato de hexagonal, por pontos corridos, sem disputa de final. Brasil e Equador chegaram na última rodada com chances de conquistar o título. Enquanto o Brasil aplicou 3 a 2 na Argentina, que tinha apenas chances remotas de ser campeã, os donos da casa ficaram apenas no 1 a 1 com a Venezuela.
O Equador poderia ter conquistado o título no saldo de gols de tivesse vencido, mas acabou com 11 pontos, atrás do Brasil, que só pode comemorar após o apito final do jogo, que aconteceu na sequência, no mesmo estádio.
Luiz Gustavo esteve presente em oito dos nove jogos disputados pela seleção, totalizando 570 minutos em campo. Ele fez o terceiro gol da vitória por 3 a 2 sobre o Paraguai no dia 14 de abril, com um chute forte de fora da área.
Veja o Gol nos melhores momentos da partida:
Este foi o segundo título do atleta com a camisa da seleção Brasileira. Em abril de 2022, ele estava no elenco campeão do Torneio de Montaigu, disputado na França. Ele vinha sendo convocado pelo treinador Phelipe Leal para jogos e períodos de treinos em preparação para a competição. Com as oportundades, ganhou sua confiança, conquistando uma vaga de titular no time campeão sul-americano.
Agora o atleta, também conhecido no meio do futebol como Bahia, irá se reapresentar ao Corinthians para a sequência da temporada do time Sub-17 do Parque São Jorge.