30.9 C
Guanambi
23.3 C
Vitória da Conquista

Prazo para pagar IPTU com desconto termina nesta sexta-feira em Vitória da Conquista

Mais Lidas

O prazo para o pagamento da cota única do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) com 10% de desconto termina na sexta-feira (28), mesma data de vencimento da primeira parcela para quem optou pagar em oito vezes.

De acordo com o secretário de Finanças e Execução Orçamentária (Sefin), Jonas Sala, todos os carnês já foram emitidos, mas quem ainda não recebeu pode acessar o boleto on-line pelo site da Prefeitura, na sede da secretaria ou na Prefeitura da Zona Oeste (PZO).

Para os contribuintes que possuem terreno, o secretário lembra que essas pessoas precisam emitir o boleto, porque terreno não tem o carnê impresso. “Terreno não tem carnê, então quem tem terreno tem que emitir no site ou vir aqui na Prefeitura, ou se dirigir até a Prefeitura da Zona Oeste, porque lá também pode ser emitido”, explicou.

O secretário lembrou que pagar a cota única do IPTU é uma forma de o contribuinte economizar. “É a oportunidade que o contribuinte tem para manter o seu imposto em dia, tendo os 10% de desconto. Primeiro, você economiza, depois você está ajudando a sua cidade a continuar crescendo no ritmo que está”, disse.

Valor do IPTU
O valor do IPTU é composto por três variáveis: o valor de avaliação do imóvel na época de elaboração da planta genérica de valores; o preço do metro quadrado na região onde o imóvel se localiza; e a alíquota do imóvel, definida pela Lei Complementar nº 2.645, de 21 de junho de 2022.

Para chegar ao valor estimado para o imóvel, considera-se, entre outros critérios, o zoneamento – ou seja, a região da cidade onde ele se localiza –, a metragem de área efetivamente construída, o valor do metro quadrado, na zona em questão, e as características construtivas do imóvel.

Para este ano, houve uma atualização cadastral de 32 mil terrenos que tiveram imóveis construídos e cerca de 60 mil imóveis que tiveram ampliação da área construída.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas