Secretaria de Educação vai adquirir equipamentos para aumentar segurança nas escolas em Guanambi

A Prefeitura de Guanambi, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está tomando medidas para aumentar a segurança nas escolas do município. Uma delas foi tomada na semana passada, com a aberta de uma licitação para aquisição de rolos de concertina, espiral de arame e navalhas usado em muros para coibir invasões.

De acordo com edital do pregão eletrônico, podem ser adquiridos até mil rolos de dez metros cada para aplicação nas escolas e creches da rede municipal de ensino. A medida visa aumentar a segurança de alunos, professores e servidores, além de dificultar furtos e danos ao patrimônio.

O material descrito para compra é a concertina simples, em aço galvanizado, com espiral de 450 mm, três clipes para espiral, lâmina de 30 mm e fio interno de 2,5mm. Além do fornecimento do material, a licitação também prevê a instalação nas escolas. As cercas deverão, a cada 50 metros, conter placa de aviso de perigo para material cortante.

De acordo com a pasta, a licitação em regime de registro de preço não obriga o município a adquirir o material licitado. As aquisições serão feitas conforme orientação de especialistas da segurança pública do município, estatísticas de violência e escuta do grupo de trabalho.

Outra medida tomada foi a instalação de câmeras de segurança e monitoramento eletrônico nas escolas, projeto já iniciado. Também está sendo finalizado o processo de aquisição de detectores de metal, visando impedir a entrada de armas e objetos que podem ser usados para praticar violência.

As medidas fazem parte do conjunto de ações em resposta à onda de ameaças e ataques ocorridos em unidades de ensino de algumas cidades brasileiras nos últimos meses. As ações também ocorrem em articulação com as forças de segurança, por meio dos setores de inteligência e combate a crimes cibernéticos.

Além da aquisição dos equipamentos de segurança, a Secretaria Municipal de Educação iniciou na semana passada as atividades do Grupo de Trabalho (GT) contra violência nas escolas, composto por representantes da rede pública e privada, com o objetivo de promover a elaboração de um Plano de Ação e Prevenção.

Os membros se reuniram na semana passada e a primeira atividade foi a análise da cartilha orientadora do Ministério da Educação sobre o assunto. Este conteúdo deverá nortear o documento municipal próprio, que tem como objetivo prevenir a violência e promover a cultura de paz nas escolas do município.

A secretária da pasta, Edésia Lisboa, disse que a discussão em torno da segurança no ambiente escolar tem sido permanente, envolvendo agentes ligados à educação da rede pública e privada e autoridades da área de segurança pública. “O momento de instabilidade vivido pela sociedade requer muita cautela e atenção de todos, porém não há registro de qualquer fato local, capaz de alterar a rotina da vida escolar”, ressaltou.

Outro ponto ressaltado pela secretária é a mobilização de psicólogos para atendimentos psicossociais nas escolas da rede. ‘Mesmo com o cenário de mais tranquilidade em relação à ameaças, o Grupo de Trabalho continuará em atividade, pois a segurança nas escolas é necessária e o desenvolvimento da cultura da paz é urgente. Todos precisam estar se apoiando para que o objetivo principal da educação – ensino e aprendizagem – seja cumprido nos espaços educacionais”, comentou.

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile