Profissionais de hospitais de Brumado, Guanambi e Vitória da Conquista foram capacitados para processo de doação e captação de órgãos

Os profissionais de saúde dos hospitais públicos e privados de Brumado, Guanambi e Vitória da Conquista foram capacitados para processo de doação e captação de órgãos, nesta terça-feira (9) e quarta-feira (10). Além disso, foi feito o credenciamento das Comissões Intra Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes CIHDOTT.

A capacitação contou com representantes dos Hospitais Geral de Vitória da Conquista, IBR, São Vicente, SAMUR, Geral de Guanambi e Hospital Municipal Professor Magalhães Neto (Brumado).

O programa de treinamento da Central Estadual de Transplantes objetiva a expansão do número de doações e transplantes de órgãos e córneas no Estado. No momento, 28 pessoas aguardam por um transplante de fígado, 1.660 de rim e 1.243 de córneas.

Para que ocorra a doação e consequente captação de órgãos a identificação do potencial doador na unidade hospitalar. Após criteriosa etapa de exames e avaliações é efetuado o diagnóstico de morte encefálica. Caso confirmada a morte encefálica, os familiares precisam autorizar a doação para que se proceda a retirada dos órgãos doados.

O Brasil é referência mundial na área de transplantes e possui o maior sistema público de transplantes do mundo. Em números absolutos, o Brasil é o 2º maior transplantador do mundo, atrás apenas dos EUA. A rede pública de saúde fornece aos pacientes assistência integral e gratuita, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante.

O que é doação de órgãos?

A doação de órgãos é um ato por meio do qual podem ser retirados órgãos ou tecidos de uma pessoa viva ou falecida (doadores) para serem utilizados no tratamento de outras pessoas (receptores), com a finalidade de reestabelecer as funções de um órgão ou tecido doente. A doação é um ato muito importante, pois pode salvar vidas.

O indivíduo que esteja necessitando do órgão ou tecido o receberá por meio da realização de um processo denominado transplante. O transplante é um procedimento cirúrgico em que um órgão ou tecido presente na pessoa doente (receptor), é substituído por um órgão ou tecido sadio proveniente de um doador.

De um doador é possível obter vários órgãos e tecidos para realização do transplante. Podem ser doados rins, fígado, coração, pulmões, pâncreas, intestino, córneas, valvas cardíacas, pele, ossos e tendões. Com isso, inúmeras pessoas podem ser beneficiadas com os órgãos e tecidos provenientes de um mesmo doador.

Na maioria das vezes, o transplante de órgãos pode ser a única esperança de vida ou a oportunidade de um recomeço para as pessoas que precisam da doação. Todos os anos, milhares de vidas são salvas por meio desse gesto.

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile