Região de Itapetinga

Operação contra o tráfico teve 17 presos e 4 mortos

Publicado por
Compartilhado

Uma operação da Polícia Civil, deflagrada na manhã desta quarta-feira (24), nas cidades de Itapetinga, Itambé, Iguaí, Ibicuí e Nova Canaã, nas Regiões de Vitória da Conquista e Itabuna-Ilhéus, resultou na prisão de 17 investigados por tráfico de drogas e na morte de outros quatro que teriam reagido à prisão. O balanço foi divulgado no início da tarde pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP/BA).

Denominada “Tentáculos”, a operação teve como objetivo desarticular uma quadrilha que se instalou em uma das cidades e expandiu seus negócios criminosos para as cidades vizinhas. Os mandados de prisão foram expedidos com base nas informações coletadas durante oito meses de investigação.

Não foram divulgadas as informações sobre a identificação dos mortos, nem sobre os locais e as circunstâncias que ocorreram os confrontos.

Além das prisões e das mortes de suspeitos, também foram cumpridos mandados de busca e apreensão nestas cidades, e também no Conjunto Penal de Serrinha, uma unidade de segurança máxima na Bahia, de onde dois detentos atuam como mandantes de homicídios cometidos em Iguaí e Ibicuí.

Durante a operação, os policiais civis apreenderam 14 quilos de maconha e cocaína, 25 quilos de explosivos, três pistolas, seis revólveres, uma submetralhadora, duas motos e dois carros roubados. Entre as armas, de acordo com a SSP/BA, uma era de uso das forças de segurança da Argentina.

“Estamos diligenciando em municípios para desarticular a organização criminosa, que se instalou em um local e foi criando ‘braços’ em outras cidades. Nossos policiais também recolherão, durante as buscas, documentos e aparelhos eletrônicos que servirão como provas na investigação”, relatou a diretora do Depin, delegada Rogéria Araújo no início da manhã.

A Operação Tentáculos tem a participação do Departamento de Inteligência Policial (DIP),  das Coordenadorias Regionais de Vitória da Conquista, Itabuna, Itapetinga, Brumado, Jequié e Guanambi, e da Coordenação de Operações Especiais (COE). A ação também conta com o apoio operacional do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), 8ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Cipe e Rondesp Sudoeste.

Esta postagem foi publicada em 24 de maio de 2023 16:05

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Atrações do São João de Euclides da Cunha 2024 foram divulgadas

As atrações do São João de Euclides de Cunha 2024 foram divulgadas na noite desta…

1 de maio de 2024

Concurso de prefeitura na Bahia encerra inscrições no domingo para 108 vagas

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Barrocas, na Bahia.…

1 de maio de 2024

Festa de Sant’Anna 2024 em Caetité divulgou mais uma atração

Mais uma atração foi confirmada na Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. Trata-se do cantor…

1 de maio de 2024

WhatsApp deixa de funcionar em 35 modelos de aparelhos de várias marcas

A partir desta quarta-feira, 1º de maio, o aplicativo de mensagens WhatsApp deixa de funcionar…

1 de maio de 2024

Governo oferta 900 vagas em cursos de qualificação para trabalhadoras domésticas em Salvador, São Paulo, Recife e outras cidades

Foi lançando nesta terça-feira, 30 de abril, o projeto de qualificação profissional e fortalecimento da…

1 de maio de 2024

Morador registrou Jiboia arco-íris atravessando estrada na Região de Guanambi

Uma Jiboia arco-íris da Caatinga (Epicrates cenchria assisi) foi filmada por um morador do município…

1 de maio de 2024