Depois de alguns dias com frio de madrugada e temperaturas amenas durante o dia, voltou a fazer calor em Guanambi. As previsões dos institutos de meteorologia e modelos meteorológicos apontam que os últimos dias de maio serão quentes e com muito vento em toda a região.
Nesta segunda-feira (29), a estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), instalada no Aeroporto Municipal Isaac Moura Rocha, marcou máxima de 33,5ºC, temperatura que pode se repetir nos próximos dias até o fim da semana.
Já a umidade relativa do ar ficou em 22%, a menor registrada pelo Inmet em todo o país nesta tarde. Esta situação favorece a inversão térmica, provocando a queda da temperatura durante a noite e a madrugada. Além disso, os ventos estão com rajadas próximas a 40 km/h, fazendo aumentar a sensação de frio.
#BaixaUmidade: Confira os menores valores, registrados até as 15h de hoje (29), nas estações do #INMET:
💧 Guanambi (BA): 22%
💧 Espinosa (MG): 23%
💧 Montes Claros (MG): 24%
💧 Montalvânia (MG): 24%
💧 Mocambinho (MG): 25%
💧 São Romão (MG): 25%— INMET (@inmet_) May 29, 2023
Para os próximos cinco dias, as mínimas previstas estão na casa dos 20ºC, com possibilidade da sensação térmica ficar abaixo dos 15ºC por conta dos ventos fortes e constantes, cujas rajadas poderão superar a velocidade de 50 km/h nas primeiras horas da manhã.
A partir da próxima semana, por volta de segunda (5) ou terça (6), o frio pode voltar a ficar mais intenso, com mínimas na casa dos 16ºC. No entanto, as tardes devem seguir quentes, com máximas sempre acima dos 30ºC até os últimos dias do outono.
O inverno no Hemisfério Sul começa oficialmente no 21 de junho de 2023, às 11h58. Na Região de Guanambi, onde o calor predomina praticamente o ano todo, as mínimas ficam geralmente na casa dos 18ºC durante a estação. Nas manhãs mais frias, quando o vento está constante, a sensação térmica chega a ficar abaixo dos 10ºC em alguns instantes.
Veja a previsão para os próximos dias