Região de Serrinha

Banda dona do hit “Karolina vai no Chão” teve show suspenso pela Justiça na Bahia a pedido do MP

Publicado por
Compartilhado

A Justiça determinou nesta quinta-feira (22), que o Município de Serrinha suspenda imediatamente a execução do contrato firmado com a banda ‘O Erótico’, que prevê apresentação da atração artística neste sábado (24), durante os festejos de São João da cidade. A atração é responsável por uma das músicas com refrão mais executados nas festas juninas deste ano na Bahia.

A decisão liminar atende pedido realizado em ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público estadual. Foi determinada também a proibição de nova contratação do grupo musical até decisão judicial definitiva.

Na ação, o MP destaca que “há necessidade de se assegurar a coibição desse tipo de violência nos eventos de Serrinha, notadamente daqueles custeados com recursos públicos e, especialmente no São João, festa tradicional onde se reúnem crianças e adolescentes que podem ser facilmente influenciados com tais discursos aos quais remetem à violência, a coisificação e a humilhação da figura feminina”.

A determinação judicial, acatando argumentos do MP e ancorada em decisões anteriores, aponta que a contratação da banda desrespeita previsões contidas na Lei Maria da Penha (11.340/2006) e na Lei estadual 12.573/2012, conhecida como “antibaixaria”, uma vez que as músicas do grupo violam os direitos das mulheres, contemplados nas Constituições Federal e Estadual, como na Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher, incorporada ao ordenamento jurídico brasileiro.

“Chamam a atenção as frases que veiculam palavrões direcionados ao sexo feminino e sugerem uso de força contra a mulher sem preocupação com o assentimento desta. A título de exemplo, em certos versos a mulher é xingada de ‘filha da puta’, ‘safada’, assim como o eu lírico refere que ‘bate, bate, bate’, que ‘surra, surra, surra’ e bate com vontade’ em sua parceira”, afirmou a juíza Amanda Analgesina Andrade. Segundo a magistrada, “o conteúdo das canções efetivamente não se alinha com as ações públicas instituídas em favor das mulheres, com relação às quais o ente federado possui o compromisso legal de concretização”.

Karolina Vai no Chão

A banda é responsável por um dos principais hits das festas juninas deste ano. “Karolina” viralizou com o refrão inocente de uma musica com versos com conotação sexual bastante explícita. A letra é uma mistura do refrão de “Cheiro de Carolina˜, composta por Amorim Roxo e Zé Gonzaga, irmão Luiz Gonzaga, com letras pesadas usadas por algumas bandas do pagodão baiano.

A música está entra as mais usadas em vídeos do aplicativo TikTok e Instagram. Diante do sucesso, foi lançado um clipe com o cantor Jonas Esticado. Além disso, cantores como Wesley Safadão e Xandy Avião cantaram o hit em seus shows.

O vocalista Maumau é natural da cidade de Serrinha, cidade onde o show foi suspenso. A banda é composta também por integrantes de Salvador e Feira de Santana.

Veja a apresentação de “Cheiro de Carolina” ao vivo por Luiz Gonzaga em 1981.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 23 de junho de 2023 14:25

Publicado por

Notícias recentes

Apostadores da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo divem R$ 4,7 milhões da Lotofácil

Sete apostas acertaram as 15 dezenas do concurso 3090 da Lotofácil, sorteado na noite deste…

28 de abril de 2024

Azul vai receber 13 novos jatos Embraer 195-E2, maior avião comercial fabricado no Brasil

Em um movimento estratégico para consolidar sua liderança em voos e destinos no Brasil, a…

28 de abril de 2024

Inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Salvador para PGMS encerram nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no processo seletivo simplificado aberto pela Prefeitura de Salvador,…

27 de abril de 2024

Santa Casa da Bahia abriu vagas de emprego e para programa Jovem Aprendiz

A Santa Casa da Bahia, instituição filantrópica responsável por manter e administrar unidades de saúde…

27 de abril de 2024

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio