30 C
Guanambi
23.9 C
Vitória da Conquista

Vitória da Conquista fica com apenas um voo para Salvador, sem frequência aos domingos

Mais Lidas

Depois de um aumento na oferta no primeiro semestre, os voos entre os aeroportos de Vitória da Conquista e Salvador terão ofertas reduzidas, com apenas seis frequências semanais a partir de julho.

Em maio, a Azul, a Gol e a VoePass chegaram a ofertar um voo cada, com um total de 15 frequências semanais. A partir de julho, apenas a Azul continuará na rota, com voos de segunda a sábado, com aeronaves Embraer 195, para 118 passageiros. Aos domingos, as duas cidades ficarão sem ligação aérea.

A Gol suspendeu a venda de passagens no trecho, ficando apenas com os voos para o Aeroporto de Guarulhos. O último voo está previsto para a próxima sexta-feira (30). A rota foi iniciada em março, com viagens durando menos de 40 minutos.

De acordo com os dados de Indicadores do Mercado Aéreo da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a ocupação dos 39 voos da companhia que saíram de Vitória da Conquista para Salvador nas aeronaves Boeing 737 Max 8, com capacidade para 186 passageiros, foi de 63,1% até maio.

Já a VoePass, que tinha interrompido os voos para a capital com o início da operação da Gol, voltou com a rota em maio, após o fim da parceria entre as duas empresas. No entanto, a operação durou poucos dias e a empresa, que opera com aeronaves ATR-72 para 68 passageiros, optou por implantar a rota ligandoe Salvador a Guanambi, com a primeira viagem ocorrendo nesta segunda-feira (26).

O número de voos previstos para o segundo semestre no Aeroporto Glauber Rocha é bem menor do que havia sido planejado nos primeiros meses do ano, quando havia previsão de chegada de até 55 voos semanais, incluindo aviões específicos para transporte de cargas para vindos de Guarulhos. Entretanto, o número não deve passar de 33 nos próximos meses, e a operação de cargas foi abortada por enquanto. A Gol não informou o motivo de suspender as operações de passageiros para Salvador e de cancelar o início das operações de carga.

Apesar da diminuição na oferta de voos no segundo semestre, o primeiro semestre foi de crescimento no movimento do aeroporto, com 96,5 mil embarques até maio, ante 71,8 no mesmo período de 2022, crescimento de quase 35%.

Em nota à reportagem da Agência Serão, a Concessionária do Aeroporto de Vitória da Conquista confirmou que durante o mês de julho, os voos para o Aeroporto de Salvador serão operados apenas pela Azul, por meio da rota Confins (MG) – Vitória da Conquista (BA) – Salvador (BA). De segunda a sexta-feira, a previsão é de que a aeronave chegue ao Aeroporto Glauber Rocha às 11h30 e decole para Salvador às 12h15. Aos sábados, as chegadas ocorrerão às 9h20 e as partidas às 10h40.

A responsável pela administração do aeroporto informou também que as alterações relacionadas aos destinos e frequências são de autonomia das companhias aéreas. “A Concessionária está trabalhando em estreita colaboração com as empresas para oferecer opções de transporte aéreo mais amplas e convenientes aos passageiros”, explicou.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas