24.6 C
Guanambi
17.3 C
Vitória da Conquista

Mulheres agricultoras de Barreiras avançam na produção agroecológica

Mais Lidas

Alimentação saudável, produção agroecológica e conservação da biodiversidade. Esses são os principais benefícios que os 35 sistemas de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), construídos a partir dos investimentos do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), proporcionaram às mulheres agricultoras do município de Barreiras, no território Bacia do Rio Grande.

Além dos sistemas circulares de produção, está sendo implementado também um viveiro de mudas no local, que vai promover o reflorestamento de mudas nativas e a geração de renda, como analisa a presidente da Associação Comunitária dos Agricultores Familiares e Moradores do Chico Preto, São Vicente e Lamarão, e beneficiária do projeto, Detina Cruz. “Os sistemas são necessários para gerar renda, promover alimentação segura e sustentável, além de promover uma técnica de cultivo e produção de alimentos, que mantém uma relação de equilíbrio com a natureza”.

Já a agricultora Adriana Rodrigues comemora o aumento na produção sem agrotóxico e com adubação orgânica, graças à assistência técnica prestada por meio da Humana Brasil, contratada via Bahia Produtiva. “Hoje, planto cana-de-açúcar, mandioca, milho, feijão e uma pequena horta, além da criação de galinhas, porcos, patos, gansos e marrecos. Minha alimentação mudou muito a partir da produção, pois não preciso mais comprar fora. Alimentos saudáveis são tudo de bom”.

De acordo com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, os investimentos de R$ 479 mil nos sistemas PAIS e no viveiro de mudas foram realizados via Bahia Produtiva, projeto executado pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas