Bahia

SEC divulga resultado do sorteio para cursos dos Ceeps e Ceteps

Publicado por
Compartilhado

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) realizou, nesta quinta-feira (20), no Centro Estadual de Educação, Inovação e Formação da Bahia (CEEINFOR) Mãe Stella, no bairro do Cabula, o sorteio eletrônico para 9.765 mil vagas distribuídas em 40 cursos técnicos de nível médio. Os cursos ocorrerão nos Centros Estaduais e Centros Territoriais de Educação Profissional (CETEP), além de unidades compartilhadas na capital e em 77 municípios, distribuídos em 24 Territórios de Identidade do Estado. Confira a lista dos contemplados no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).

Conforme informações da Ascom/SEC, as vagas contemplam estudantes que concluíram o Ensino Médio e suas modalidades na rede pública de Educação, no âmbito estadual, federal ou municipal, ou tenham, comprovadamente, estudado em instituição filantrópica. Ou ainda aqueles que tenham feito o Nível Médio em instituição privada na condição de bolsista integral. Os classificados no sorteio, de acordo com o número de vagas por unidade ofertante, deverão comparecer à unidade escolar para as quais concorreram à vaga, munidos de documentos como originais e cópias do histórico escolar, cédula de identidade, CPF e comprovante de residência com data recente, nos dias 25 e 26 de julho, período da matrícula. As aulas serão iniciadas no dia 31 de julho.

Anúncio

O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Ezequiel Westphal, falou sobre a transparência do processo seletivo, destacando que a iniciativa representa o fortalecimento da Política de Educação Profissional e Tecnológica na rede estadual. “Este processo seletivo, voltado para o público jovem acima dos 18 anos, procura atender a necessidade de desenvolvimento territorial, a partir de uma diversidade de cursos, com o intuito de oferecer uma educação cada vez mais inclusiva, participativa e democrática, que esteja voltada à identidade dos territórios de modo geral”, ressaltou.

O sorteio eletrônico foi acompanhado por órgãos controladores, como o Tribunal de Contas do Estado (TCE), a Ouvidoria Geral do Estado (OGE) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE), nas pessoas de Israel Santos, Rafael Pimenta e Walsimar Brandão, respectivamente. O procurador Walsimar Brandão destacou a oferta de Educação em Tempo Integral pelo Governo da Bahia, que inclui os cursos técnicos de nível médio, e ressaltou que a educação pública no Brasil é estratégica para o desenvolvimento do país. “A estrutura que está sendo montada, a escola em tempo integral na Bahia, é praticamente um tratamento de choque para que nós possamos dar um grande salto qualitativo e transformar radicalmente a nossa Bahia”.

José Antônio Matos, representante do Fórum Estadual da Educação, também enfatizou a estrutura inovadora do CEEINFOR, que segue o moderno padrão de engenharia adotado pelo Governo da Bahia nas novas escolas de tempo integral e é uma das unidades da rede estadual que ofertam cursos técnicos de nível médio. Ele ressaltou também a importância do sorteio para a democratização do acesso aos cursos oferecidos para quem já concluiu o Ensino Médio. “Esse sorteio, além da distribuição de vagas e novas oportunidades, consolida o processo democrático de acesso público à educação de qualidade”, revelou.

Educação Profissional – A oferta da Educação Profissional e Tecnológica na rede estadual de ensino chega aos 27 Territórios de Identidade, em 324 unidades escolares, sendo 79 centros de Educação Profissional, 233 unidades escolares e 12 anexos, contabilizando 101 mil estudantes matriculados, com a abrangência em 230 municípios.

Cronograma

Matrícula para os contemplados no sorteio eletrônico: 25 e 26/07/2023
Convocação dos candidatos do cadastro de reserva: 27 e 28/07/2023
Início das aulas: 31/07/2023

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 21 de julho de 2023 07:47

Publicado por

Notícias recentes

Estação Meteorológica do Inmet voltou a funcionar em Guanambi após mais de seis meses com problemas

A equipe de manutenção do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) esteve em Guanambi na última…

27 de abril de 2024

Prefeitura na Bahia encerra inscrições para concurso com 73 vagas nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Presidente Tancredo Neves,…

27 de abril de 2024

São Pedro de Iuiu 2024 divulgou primeiras atrações

Nesta sexta-feira, 26 de abril, foram divulgadas as primeiras atrações do São Pedro de Iuiu…

27 de abril de 2024

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio