22.6 C
Guanambi
18.5 C
Vitória da Conquista

SEC divulga resultado do sorteio para cursos dos Ceeps e Ceteps

Mais Lidas

Anúncio

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) realizou, nesta quinta-feira (20), no Centro Estadual de Educação, Inovação e Formação da Bahia (CEEINFOR) Mãe Stella, no bairro do Cabula, o sorteio eletrônico para 9.765 mil vagas distribuídas em 40 cursos técnicos de nível médio. Os cursos ocorrerão nos Centros Estaduais e Centros Territoriais de Educação Profissional (CETEP), além de unidades compartilhadas na capital e em 77 municípios, distribuídos em 24 Territórios de Identidade do Estado. Confira a lista dos contemplados no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).

Conforme informações da Ascom/SEC, as vagas contemplam estudantes que concluíram o Ensino Médio e suas modalidades na rede pública de Educação, no âmbito estadual, federal ou municipal, ou tenham, comprovadamente, estudado em instituição filantrópica. Ou ainda aqueles que tenham feito o Nível Médio em instituição privada na condição de bolsista integral. Os classificados no sorteio, de acordo com o número de vagas por unidade ofertante, deverão comparecer à unidade escolar para as quais concorreram à vaga, munidos de documentos como originais e cópias do histórico escolar, cédula de identidade, CPF e comprovante de residência com data recente, nos dias 25 e 26 de julho, período da matrícula. As aulas serão iniciadas no dia 31 de julho.

Anúncio

O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Ezequiel Westphal, falou sobre a transparência do processo seletivo, destacando que a iniciativa representa o fortalecimento da Política de Educação Profissional e Tecnológica na rede estadual. “Este processo seletivo, voltado para o público jovem acima dos 18 anos, procura atender a necessidade de desenvolvimento territorial, a partir de uma diversidade de cursos, com o intuito de oferecer uma educação cada vez mais inclusiva, participativa e democrática, que esteja voltada à identidade dos territórios de modo geral”, ressaltou.

O sorteio eletrônico foi acompanhado por órgãos controladores, como o Tribunal de Contas do Estado (TCE), a Ouvidoria Geral do Estado (OGE) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE), nas pessoas de Israel Santos, Rafael Pimenta e Walsimar Brandão, respectivamente. O procurador Walsimar Brandão destacou a oferta de Educação em Tempo Integral pelo Governo da Bahia, que inclui os cursos técnicos de nível médio, e ressaltou que a educação pública no Brasil é estratégica para o desenvolvimento do país. “A estrutura que está sendo montada, a escola em tempo integral na Bahia, é praticamente um tratamento de choque para que nós possamos dar um grande salto qualitativo e transformar radicalmente a nossa Bahia”.

José Antônio Matos, representante do Fórum Estadual da Educação, também enfatizou a estrutura inovadora do CEEINFOR, que segue o moderno padrão de engenharia adotado pelo Governo da Bahia nas novas escolas de tempo integral e é uma das unidades da rede estadual que ofertam cursos técnicos de nível médio. Ele ressaltou também a importância do sorteio para a democratização do acesso aos cursos oferecidos para quem já concluiu o Ensino Médio. “Esse sorteio, além da distribuição de vagas e novas oportunidades, consolida o processo democrático de acesso público à educação de qualidade”, revelou.

Educação Profissional – A oferta da Educação Profissional e Tecnológica na rede estadual de ensino chega aos 27 Territórios de Identidade, em 324 unidades escolares, sendo 79 centros de Educação Profissional, 233 unidades escolares e 12 anexos, contabilizando 101 mil estudantes matriculados, com a abrangência em 230 municípios.

Cronograma

Matrícula para os contemplados no sorteio eletrônico: 25 e 26/07/2023
Convocação dos candidatos do cadastro de reserva: 27 e 28/07/2023
Início das aulas: 31/07/2023

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas