O município de Candiba, na Região de Guanambi, vai comemorar seu aniversário de 61 anos de emancipação política e administrativa nesta quinta-feira (27). A programação terá quatro atrações musicais e show pirotécnico.
A dupla Bilionário e Batista Faria, e os cantores Léo Magalhães, Tayrone e Frank Aguiar animarão o público da cidade e visitantes de toda a região que devem ir aproveitar a festa promovida pela prefeitura local.
Não foram divulgados os horários de inicio de cada um dos shows, no entanto, a recomendação da organização é para que o público chegue mais cedo na Praça do Mercado, local onde ocorrerá o evento.
As comemorações na cidade começaram nas primeiras horas da manhã do feriado municipal, com uma alvorada percorrendo algumas ruas da cidades abrindo as festividades de aniversário. O percurso terminou na praça da Igreja Matriz, com homenagens dos moradores à cidade.
Candiba
Localizado a 30 quilômetros de Guanambi e a 700 quilômetros de Salvador, o município de Candiba tem pouco mais de 13 mil habitantes segundo o Censo 2022 do IBGE.
De acordo com os dados históricos disponíveis, o surgimento do povoamento na região remota ao início do século XIX, com a chegada de africanos e descendentes escravizados rebelados do trabalho forçado em fazendas na região de Palmas de Monte Alto.
Após se desenvolver, a localidade passou a ser conhecida como Arraial de Mocambo e em 1937 conquistou o status de distrito de Mucambo, pertencente ao território do município de Guanambi. Em 1944, o distrito passou a se chamar Candiba, nome que teria origem da palavra Candimba, que na língua angolana quimbundo significa lebre.
A emancipação ocorreu por força de uma lei estadual datada de 27 de julho de 1962. Já a instalação do município se efetivou no dia 7 de abril do ano seguinte.
A economia do município tem como base a produção agrícola, sobretudo da agricultura familiar, além da produção de pequenas agroindústrias e das atividades de comércio e serviços.
Quem nasce ou mora em Candiba é candibense.