Brasil abre mercado para exportação de caprinos para Arábia Saudita

A ampliação das relações comerciais de produtos da agropecuária brasileira é uma das missões da comitiva do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na Ásia. Nesta segunda-feira (31), após cumprir agenda na Arábia Saudita, o ministro Carlos Fávaro anunciou a abertura de mais um mercado.

O ministro informou que foi liberada a habilitação para exportação de caprinos brasileiros para o país, logo após reunião com o Ministério de Meio Ambiente, Águas e Agricultura (MEWA). Com a medida do governo saudita, estabelecimentos interessados em comercializar a produção de caprinos para a Arábia Saudita devem buscar a habilitação junto ao Mapa.

O Brasil registra com esta abertura 25 novos mercados, desde o inicio do ano, de produtos da agropecuária brasileira. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes a 2019, o Brasil ocupa a 21ª posição entre os produtores de caprinos, abrigando um rebanho de aproximadamente 11,3 milhões de animais, com a região Nordeste do país como sua principal concentração.

Outras pautas discutidas

Após a reunião o ministro disse que houve avanço em relação ao protocolo de regionalização da gripe aviária. “Estamos com a finalização do processo de regionalização em casos de gripe aviária em granja comercial, o que é importante para mantermos esse mercado aberto”, explicou.

O modelo de regionalização prevê que em caso de confirmação de focos de influenza aviária em granjas comerciais, cada Estado passa a trabalhar de forma independente, com isso, a suspensão seria apenas na unidade federativa e não o fechamento do mercado de todo produto avícola brasileiro.

O ministro destacou também evolução nas negociações de parcerias com o País no projeto de recuperação e conversão de pastos de baixa produtividade em áreas de produção agropecuária.

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile