Comando de Policiamento Regional Meio Oeste foi inaugurado em Bom Jesus da Lapa

Com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, uma nova estrutura de segurança pública foi inaugurada no fim da manhã deste domingo (6). Trata-se da sede do novo Comando de Policiamento Regional Meio Oeste (CPR-MO), que passa a funcionar em Bom Jesus da Lapa.

Também estiveram presentes o secretário de Segurança Pública Marcelo Werner, e o comandante-geral da PM, coronel Paulo Coutinho. Na ocasião foram entregues seis viaturas – três delas semiblindadas – que serão utilizadas Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT Meio Oeste), conhecidas também como Rondesp.

A unidade funciona em um prédio alugado pelo estado para esta finalidade, composto de estrutura administrativa, salas de comando e subcomandante, Núcleo de Gestão Administrativo e Financeiro (Nugaf), Coordenação de Planejamento Operacional (CPO), recursos humanos, corregedoria, coordenação de Inteligência, almoxarifado e transporte.

“Sem dúvidas ter esse novo comando na gestão do policiamento ostensivo representa muito, não só para Bom Jesus da Lapa. Significa mais recursos e pessoal disponíveis para a região, aumentando o trabalho preventivo. Antes essas cidades integravam o CPR Oeste, que passa a direcionar os esforços para uma quantidade menor de municípios, otimizando o tempo resposta à população”, destacou o secretário da SSP.

O CPRMO irá englobar o 7º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Irecê) e à 4ª (Macaúbas), 28ª (Ibotirama) e 38ª (Bom Jesus da Lapa) Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPMs), totalizando 44 cidades de três diferentes territórios de identidade – Velho Chico, Chapada Diamantina e Bacia do Paramirim.

O oficial nomeado para comandar o CPR-MO é o Coronel Arthur Mascarenhas, ex-comandante do 17º BPM em Guanambi, unidade que continua vinculada o CPR-SO, em Vitória da Conquista. A nova estrutura foi criada no fim de maio, assim como os comandos do Recôncavo, Extremo Sul e Nordeste, e as respectivas CIPTs, que serão inauguradas em breve.

De acordo com a Polícia Militar, os CPRs envolvem os Batalhões (BPM) e as Companhias Independentes de Polícia Militar (CIPMs), estruturas comandadas por um tenente-coronel e major, respectivamente, sendo que o primeiro envolve o policiamento de diversas cidades com um efetivo policial maior para o desempenho das atividades operacionais.

A visita do governador a Bom Jesus da Lapa coincide com o último dia da Romaria do Bom Jesus, uma das principais romarias religiosas do país.  Na ocasião foi entregue o reconhecimento do Registro Especial da Romaria como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia.

Além disso, a agenda ainda prevê a inauguração do novo aeroporto da cidade.

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile