25.6 C
Guanambi
20.3 C
Vitória da Conquista

Inmet emite alertas amarelo, laranja e vermelho de baixa umidade em mais de 3 mil cidades

Mais Lidas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por meio do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos (Alert-AS), emitiu três alertas de baixa umidade para o território brasileiro nesta segunda-feira (7).

Eles englobam mais de 3 mil municípios de estados do Centro Oeste, Nordeste e Sudeste, além de pequenas partes do Norte e Sul, onde a umidade relativa do ar deve ficar entre 10% e 30% nos momentos mais secos do dia, geralmente registrados no fim da tarde.

As áreas com previsão de condições mais extremas estão sob alerta vermelho. Elas englobam 184 municípios de Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal. Nestas localidades, a umidade pode ficar a abaixo de 12%.

No entorno desta mesma área, há uma região em alerta laranja, englobando 1.419 municípios da Bahia, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Piauí, São Paulo e Tocantins, onde a umidade deve variar entre 12 e 20%. Nos demais municípios sob alerta amarelo, a umidade deve ficar entre 20 e 30%.

Estas condições podem provocar problemas de ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz. As recomendações são para reforçar o consumo de líquido, principalmente água, e que se evite atividades físicas com o tempo seco. Também é recomendado que se evite a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

O uso de hidratantes para pele e umidificação de ambientes pode amenizar eventuais danos à saúde. Bebidas diuréticas, como o café e bebidas alcoólicas também devem ser evitadas.

As condições de baixa umidade também aumento o risco de incêndios florestais, situação agravada pela época do ano, de poucas chuvas nas regiões sob alerta. A baixa umidade é causada por um bloqueio atmosférico sobre o centro do país.

O alerta amarelo é classificado como de “Perigo Potencial”. Ele foi iniciado às 9h42 e tem validade até 23h30. Já o alerta laranja recebe e classificação de “Perigo”, com início às 10h30 e fim às 20h. Por fim, o alerta vermelho, de “Grande Perigo”, tem validade das 14h às 17h.

Veja os detalhes dos alertas

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas