Cerca de 9.765 estudantes baianos ingressaram nos 40 cursos técnicos de nível médio ofertados pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), na modalidade subsequente, ou seja, que, já tinha concluído o Ensino Médio. Essa oferta faz parte da estratégia do Governo do Estado de ampliar o número de vagas e oportunizar jovens e trabalhadores uma formação profissional.
A Secretaria informou ainda, que as aulas começaram em 79 centros estaduais (Ceep) e centros territoriais (Cetep) e 233 unidades escolares e 12 anexos, em 230 municípios baianos.
Jeiza Pereira, 44, e Jovicleide Luz, 31, estão cursando Radiologia e Massoterapia, respectivamente, no Centro Estadual de Educação, Inovação e Formação da Bahia (Ceeinfor) Mãe Stella, no bairro do Cabula, em Salvador. Elas celebram a conquista e veem nos cursos a oportunidade de realizar sonhos profissionais. “Estou enormemente feliz por ter sido contemplada no curso técnico em Radiologia. Vou seguir com força, fé e garra para alcançar o diploma e galgar a minha vaga de emprego como técnica em Radiologia”, disse Jeiza, agente de portaria, casada, mãe de um filho de 17, e ex-aluna da Escola Anfrisia Santiago, em Alto de Coutos.
A estudante Jovicleide também já sonha com os próximos passos. “Poder fazer um curso de tamanha amplitude me dará a chance de conhecer habilidades que nem eu mesma sei que tenho. A Massoterapia é uma grande descoberta em minha vida. A ideia é ter meu próprio estúdio de massagem e, depois, poderei adquirir outros conhecimentos em áreas que se cruzam com a minha futura profissão”, vislumbra a ex-aluna do Colégio Estadual Governador Roberto Santos, localizada no Cabula.
Além de Radioterapia e Massoterapia, o Ceeinfor oferta os cursos técnicos em Análises Clínicas, Órteses e Próteses e Enfermagem, na modalidade subsequente, e os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em Administração, Nutrição e Dietética, Informática e Meio Ambiente.
Educação Profissional
A oferta da Educação Profissional e Tecnológica na rede estadual de ensino chega aos 27 Territórios de Identidade, contemplando, ao todo, 324 unidades escolares, entre Ceeps, Ceteps e unidades compartilhadas. Atualmente, estão matriculados 101 mil estudantes em cursos técnicos de nível médio, em 230 municípios, nas diferentes modalidades.