Medicamentos sem registro para comercialização foram apreendidos em Vitória da Conquista

Na tarde desta segunda-feira (07), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) estava em procedimento de fiscalização de trânsito e combate a criminalidade no km 830 da BR 116, no município de Vitória da Conquista, quando realizou a abordagem de um ônibus de viagem que seguia de São Paulo com destino a Natal.

Durante o processo de fiscalização no bagageiro externo do veículo, os policiais encontraram 24 frascos de um certo tipo de produto, os quais não apresentavam a sua composição e procedência nos rótulos, mas alegavam indicações para tratamento das mais diversas patologias como artrite, artrose, doenças da pele, gastrite, colesterol e indo até a prevenção a osteoporose. Uma delas apresentava até erro na grafia.

De acordo os policiais, as mercadorias foram despachadas por encomenda e não possuíam registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e podem ser prejudiciais à saúde. Diante das informações obtidas foi constatada, a princípio, ocorrência de Falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais.

Os produtos foram encaminhados para a Polícia Civil de Vitória da Conquista, para abertura do inquérito policial e continuidade das investigações. O ônibus foi liberado para seguir viagem.

Foto: Medicamento apreendido pela PRF | Reprodução

Comercialização proibida

A Anvisa reforça a gravidade do uso de produtos irregulares. Todo produto a ser comercializado no Brasil, precisa ter sua composição previamente avaliada, para que os riscos relacionados ao seu uso sejam conhecidos e evitados.

A Agência reforça ainda que, a venda de produtos irregulares é crime previsto no Código Penal brasileiro.

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile