Neam realiza palestra sobre violência doméstica em Guanambi nesta quinta

Neste mês de agosto, mês voltado à campanha de conscientização para o combate da violência contra a mulher, o Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher (Neam) desenvolverá em Guanambi ações com a temática.

Nesta quinta-feira (10), às 14h30, será realizada uma palestra com o tema “Sou mulher, fui vítima de violência. O que eu faço agora?”. O evento se dará na Escola Municipal Celito Brito, situada no Residencial Gurungas, e será aberto a toda comunidade.

Neam

O Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher foi inaugurado em Guanambi no dia 22 de maio. Vinculado à Polícia Civil, a estrutura tem como finalidade oferecer serviço de atendimento especializado à mulher em situação de violência doméstica e familiar no município.

Na ausência de uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), o Neam vem como forma de atendimento especializado a toda e qualquer mulher que necessite dos serviços ofertados.

Segundo o órgão, mulheres vítimas de violência doméstica devem se direcionar ao Neam, localizado na Rua Professora Nilza Fernandes Cardoso, bairro Paraíso, nº 579, a 300 metros da delegacia local.

Outros lugares que as vítimas podem buscar ajuda também, para posteriormente serem encaminhadas ao Neam, são os seguintes:

  • Cram (Centro de Referência de Atendimento à Mulher) – Rua Floriano Peixoto, n° 512, bairro Vomitamel.
  • Vara Criminal da Comarca de Guanambi – Avenida Presidente Castelo Branco, bairro Aeroporto Velho.
  • Promotoria de Justiça – Avenida Presidente Castelo Branco, n° 526-598.
  • Defensoria Pública – Rua Euclides da Cunha.
  • Ronda Maria da Penha – Avenida Joaquim Chave, n° 404, bairro Santo Antônio.

Há também a possibilidade de denúncia pelo número 180 da Central de Atendimento à Mulher, ou 190 da Polícia Militar para casos de emergências.

Agosto Lilás

A campanha Agosto Lilás foi criada em referência à sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/ 2006), assinada no dia 7 de agosto e que este ano completa 17 anos.

Essa lei foi elaborada para amparar as mulheres vítimas de violência, seja ela física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial e sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher.

O agosto Lilás é uma importante ação de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, com o objetivo de dar visibilidade ao tema e ampliar os conhecimentos sobre os dispositivos legais existentes e como auxiliar as mulheres que sofrem essas violências, esclarecendo sobre as diversas formas de violência doméstica, os direitos das mulheres e a necessidade da equidade de gênero.

A informação é uma ferramenta importante nessa luta. Conhecer os casos previstos é fundamental para que tanto as vítimas, como familiares e amigos, possam identificar as agressões e procurar ajuda, denunciar os crimes e romper com o ciclo de violência.

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile