21.7 C
Guanambi
17.6 C
Vitória da Conquista

Agricultores já podem se inscrever no Garantia Safra em Vitória da Conquista

Mais Lidas

Já está aberto o período de inscrições junto ao Programa Garantia Safra 2023/2024 em Vitória da Conquista. O anúncio foi feito pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 10 de setembro de 2023, em horário comercial, de segunda a sexta-feira, nos seguintes locais:

  • Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDE);
  • Postos Avançados de Atendimento ao Cidadão (PAACs) de José Gonçalves, Bate-Pé e/ou Inhobim;
  • Sindicatos dos Trabalhadores Rurais;
  • BAHIATER, situada no antigo CSU.

Documentos

No ato da inscrição é necessário levar original e cópia dos documentos pessoais e da Declaração de Aptidão ao Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) ou Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).

Segundo Breno Farias, secretário de Desenvolvimento Rural, o Garantia Safra é um programa importante, já que grande parte do município está localizado na região do semiárido. “Eles plantam, mas muitas das vezes não temos chuvas suficientes para que a lavoura cresça e produza, o que gera prejuízos”, disse o responsável pela pasta.

A previsão é de que aproximadamente dois mil agricultores recebam o benefício em Vitória da Conquista, no valor estimado de R$ 1.200 reais e que deve começar a ser pago no final de 2024. Este ano, os agricultores recebem o seguro relativo à inscrição feita em 2022.

Garantia Safra

O Garantia Safra (GS) é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronag). Seu objetivo é garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios sistematicamente sujeitos a perda severa de safra por razão do fenômeno da estiagem ou excesso hídrico.

Podem participar do programa agricultores familiares, que possuam DAP Ativa, possuam renda familiar mensal de, no máximo, um salário mínimo e meio, e plante entre 0,6 a 5,0 hectares de feijão, milho, arroz, algodão ou mandioca.

Mais informações podem ser obtidas pelos contatos disponibilizados pela Secretaria de Desenvolvimento Rural: (77) 3420-7012 e (77) 3420-7002; ou e-mail smdr@pmvc.ba.gov.br.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas