24.2 C
Guanambi
18.5 C
Vitória da Conquista

Onda de calor atinge Brasil com temperaturas acima de 40ºC em algumas localidades

Mais Lidas

Uma onda de calor tem atingido parte do Brasil em pleno inverno no hemisfério sul. Embora seja comum alguns picos de calor no Centro-Oeste e parte das regiões Norte e Nordeste, em 2023, algumas áreas do Sudeste e até do Sul do país experimentam temperaturas um pouco mais elevadas do que normal para esta época do ano.

De acordo com o meteorologista Vinícius Lucyrio, da equipe de previsão climática da Climatempo, a situação que se avizinha para os próximos dias é de um calor realmente excepcional para agosto. Ele explica que as temperaturas em altitude em torno de 1,5 mil metros estarão acima dos 27°C ao longo da lema em uma ampla área do país, situação que é mais ‘típica’ entre setembro e outubro. Típica entre aspas, pois essa condição está ficando cada vez mais frequente.”

Lucyrio explica que esse calor é refletido na superfície. “No nível superficial, isso se traduz em amplas áreas com temperaturas pouco acima dos 40°C no Tocantins, em Mato Grosso, no norte e oeste de Goiás. O norte e o leste de Mato Grosso do Sul e até mesmo em pontos do oeste e noroeste de São Paulo poderão ter temperaturas próximas ou até um pouco acima dos 40°C e acredito que nunca tivemos registros assim em agosto.”

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), algumas cidades de Tocantins, Piauí e Maranhão, os termômetros das estações meteorológicas registraram temperaturas acima de 40ºC.

Na Bahia, a metade oeste do Estado está mais impactada pelo calor. Entre as cidades monitoradas pelo Inmet, Formosa do Rio Preto registrou a maior temperatura, 39,6ºC. Em Ibotirama, a máxima foi de 38,6ºC.

Maiores temperaturas na Bahia nesta segunda(21)

  • Formosa do Rio Preto – 39,6
  • Ibotirama – 38,6
  • Bom Jesus da Lapa – 37,9
  • Barra 37,8
  • Barreiras 37,1
  • Guanambi – 35,8

Previsões

As previsões dos modelos meteorológicos e institutos de meteorologia indicam que deve continuar fazendo calor ao longo de toda a semana nas regiões já atingidas pelo calor. No norte do Mato Grosso, sul do Tocantins e oeste de Goiás, as máximas devem continuar passando dos 40ºC.

Na Bahia, o calor deve se deslocar mais para o Centro do Estado nos próximos dias e poderá ficar extrema em algumas localidades até o fim de semana, como em Guanambi, onde pode fazer 39ºC entre sexta (25) e sábado (26).

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas