Uma onda de calor tem atingido parte do Brasil em pleno inverno no hemisfério sul. Embora seja comum alguns picos de calor no Centro-Oeste e parte das regiões Norte e Nordeste, em 2023, algumas áreas do Sudeste e até do Sul do país experimentam temperaturas um pouco mais elevadas do que normal para esta época do ano.
De acordo com o meteorologista Vinícius Lucyrio, da equipe de previsão climática da Climatempo, a situação que se avizinha para os próximos dias é de um calor realmente excepcional para agosto. Ele explica que as temperaturas em altitude em torno de 1,5 mil metros estarão acima dos 27°C ao longo da lema em uma ampla área do país, situação que é mais ‘típica’ entre setembro e outubro. Típica entre aspas, pois essa condição está ficando cada vez mais frequente.”
Lucyrio explica que esse calor é refletido na superfície. “No nível superficial, isso se traduz em amplas áreas com temperaturas pouco acima dos 40°C no Tocantins, em Mato Grosso, no norte e oeste de Goiás. O norte e o leste de Mato Grosso do Sul e até mesmo em pontos do oeste e noroeste de São Paulo poderão ter temperaturas próximas ou até um pouco acima dos 40°C e acredito que nunca tivemos registros assim em agosto.”
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), algumas cidades de Tocantins, Piauí e Maranhão, os termômetros das estações meteorológicas registraram temperaturas acima de 40ºC.
#Máximas: Confira as maiores #temperaturas, registradas até as 15h de hoje (21), nas estações do #INMET:
🌡️ Pedro Afonso (TO): 40,8°C
🌡️ Oeiras (PI): 40,6°C
🌡️ Bom Jesus do Piauí (PI): 40,5°C
🌡️ Floriano (PI): 40,4°C
🌡️ Alvorada do Gurguéia (PI): 40,3°C
🌡️ Balsas (MA): 40,0°C— INMET (@inmet_) August 21, 2023
Na Bahia, a metade oeste do Estado está mais impactada pelo calor. Entre as cidades monitoradas pelo Inmet, Formosa do Rio Preto registrou a maior temperatura, 39,6ºC. Em Ibotirama, a máxima foi de 38,6ºC.
Maiores temperaturas na Bahia nesta segunda(21)
- Formosa do Rio Preto – 39,6
- Ibotirama – 38,6
- Bom Jesus da Lapa – 37,9
- Barra 37,8
- Barreiras 37,1
- Guanambi – 35,8
Previsões
As previsões dos modelos meteorológicos e institutos de meteorologia indicam que deve continuar fazendo calor ao longo de toda a semana nas regiões já atingidas pelo calor. No norte do Mato Grosso, sul do Tocantins e oeste de Goiás, as máximas devem continuar passando dos 40ºC.
Na Bahia, o calor deve se deslocar mais para o Centro do Estado nos próximos dias e poderá ficar extrema em algumas localidades até o fim de semana, como em Guanambi, onde pode fazer 39ºC entre sexta (25) e sábado (26).