Um incêndio atingiu uma madeireira em Barreiras, nesta terça-feira (22). O fogo iniciou em uma área de vegetação que logo se espalhou pelo local. Equipes do 17º Batalhão de Bombeiros Militar (17° BBM) debelaram o incêndio, que apesar do estrago, não houve registro de feridos. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fato ocorreu na Avenida Aylon Macedo, no bairro de Morada Nobre.
Devido à grande quantidade de madeira armazenada no local, os bombeiros trabalharam até parte da tarde para garantir a extinção completa do fogo. A operação de combate ao incêndio envolveu dois caminhões do corpo de bombeiros, auxiliados por uma retroescavadeira e dois caminhões-pipa, que ajudaram no resfriamento eficaz da área.
Até o momento, não há informações sobre as causas do incidente. Caso perceba um princípio de incêndio, os cidadãos devem se dirigir para um local seguro e o corpo de bombeiros pode ser acionado através da central 193.
Medidas de prevenção
O Corpo de Bombeiros alerta que fatores como estiagem, calor e o clima seco, alinhado a prática irregular de queimadas para reaproveitamento do solo para plantio e queimada de lixo em terreno baldio podem aumentar consideravelmente o risco de incêndios em área de vegetação.
Diversas medidas podem ser tomadas como forma de prevenção e assim, evitar o início ou até mesmo a propagação de incêndio em área de vegetação. Confira algumas:
• Nunca jogar pontas de cigarros nas rodovias ou em locais inapropriados, pois elas, além de poluir o ambiente, podem causar grandes incêndios.
• Não abandone objetos de vidro, metal e outros que por ação da temperatura elevada podem superaquecer a vegetação e causar incêndios.
• Evite fazer fogueiras, pois as fagulhas podem ser levadas pelo vento e espalhar as chamas. Caso seja necessário, procure uma área sem vegetação por perto.
• Não faça queimadas sem autorização do órgão ambiental. E, se permitido, não faça próximo a redes elétricas nem em dias quentes, secos ou com ventos fortes, pois é mais fácil perder o controle do fogo, ocasionado um incêndio e colocando outras áreas em risco.
• Não soltar fogos de artifícios próximos de reservas florestais e ou mesmo em área com vegetação seca.