Anúncio
Bahia

Prefeitura de Barreiras encerra atividades do PA Covid e reestrutura atendimentos de sintomas gripais

Publicado por
Redação
Compartilhado
Anúncio

A Secretaria de Saúde de Barreiras decidiu reestruturar os atendimentos de sintomas gripais no município e encerrar as atividades do Pronto Atendimento Covid-19 no Hospital Municipal Eurico Dutra. A decisão foi divulgada nesta segunda-feira (28).

De acordo com a pasta, à restruturação levou em consideração a decisão da Organização Mundial de Saúde (OMS), que declarou o fim da emergência sanitária global por causa da Covid-19, seguida pela declaração do Ministério da Saúde que determinou o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional causada pela pandemia da Covid-19 no Brasil.

Anúncio

Com essa nova medida, os atendimentos de casos de sintomas gripais e testes para Covid-19, realizados no Pronto Atendimento Covid-19 do Hospital Municipal Eurico Dutra, serão suspensos a partir do dia 31 de agosto (quinta-feira). A decisão levou em consideração ainda a queda significativa na procura da população por atendimento no PA Covid, o avanço da vacinação e a situação de controle do quadro epidemiológico da doença em todo o país.

O PA Covid foi implantado no Hospital Eurico Dutra pela Prefeitura de Barreiras no auge da pandemia de Sars Cov-2, com o objetivo de agilizar os atendimentos de síndromes gripais, realizar as testagens de forma célere e salvar vidas. Na época, a unidade foi estruturada com leitos clínicos e leitos de sala vermelha a fim de melhor atender a demanda necessária tanto do município como de outras cidades do Oeste.

Atendimentos em outra unidade

Com a reestruturação, todos os atendimentos relacionados à síndrome gripal no município durante a semana, no período diurno, serão direcionados às Unidades de Saúde da Atenção Básica, com opção de atendimento das 18h às 22h nas unidades Emilly Raquel e Jardim Ouro Branco, que funcionam em horário estendido. Aos finais de semana e feriados, os pacientes terão como opção a UPA 24h Clarice Borges, onde será garantido todo o suporte necessário aos usuários.

Em nota, a Vigilância Epidemiológica (Viep) garante que seguirá monitorando o quadro da Covid-19 no município, assim como a Coordenação do Programa de Imunização (Copim), manterá a imunização da população, inclusive com o reforço bivalente em todas as salas de vacinação. A Secretária Municipal de Saúde reforça que as orientações para os cuidados individuais devem permanecer, como higienização das mãos, o uso de máscaras para pessoas com sintomas gripais e ainda, a conclusão do ciclo vacinal.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 29 de agosto de 2023 17:25

Redação

Anúncio
Publicado por
Redação

Notícias recentes

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024

Magazine Luiza abriu novas vagas de emprego em Feira de Santana, Guanambi, Salvador e outras cidades da Bahia

Novas vagas de emprego foram abertas pelo Magazine Luiza, rede varejista presente em todas as…

26 de abril de 2024

Revenda BYD na Bahia abriu várias vagas de emprego

A BYD Mandarim, primeira revenda da montadora chinesa na Bahia, pertencente ao Grupo Indiana, abriu…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio