22.6 C
Guanambi
18.7 C
Vitória da Conquista

Prefeitura de Barreiras encerra atividades do PA Covid e reestrutura atendimentos de sintomas gripais

Mais Lidas

Anúncio

A Secretaria de Saúde de Barreiras decidiu reestruturar os atendimentos de sintomas gripais no município e encerrar as atividades do Pronto Atendimento Covid-19 no Hospital Municipal Eurico Dutra. A decisão foi divulgada nesta segunda-feira (28).

De acordo com a pasta, à restruturação levou em consideração a decisão da Organização Mundial de Saúde (OMS), que declarou o fim da emergência sanitária global por causa da Covid-19, seguida pela declaração do Ministério da Saúde que determinou o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional causada pela pandemia da Covid-19 no Brasil.

Com essa nova medida, os atendimentos de casos de sintomas gripais e testes para Covid-19, realizados no Pronto Atendimento Covid-19 do Hospital Municipal Eurico Dutra, serão suspensos a partir do dia 31 de agosto (quinta-feira). A decisão levou em consideração ainda a queda significativa na procura da população por atendimento no PA Covid, o avanço da vacinação e a situação de controle do quadro epidemiológico da doença em todo o país.

O PA Covid foi implantado no Hospital Eurico Dutra pela Prefeitura de Barreiras no auge da pandemia de Sars Cov-2, com o objetivo de agilizar os atendimentos de síndromes gripais, realizar as testagens de forma célere e salvar vidas. Na época, a unidade foi estruturada com leitos clínicos e leitos de sala vermelha a fim de melhor atender a demanda necessária tanto do município como de outras cidades do Oeste.

Atendimentos em outra unidade

Com a reestruturação, todos os atendimentos relacionados à síndrome gripal no município durante a semana, no período diurno, serão direcionados às Unidades de Saúde da Atenção Básica, com opção de atendimento das 18h às 22h nas unidades Emilly Raquel e Jardim Ouro Branco, que funcionam em horário estendido. Aos finais de semana e feriados, os pacientes terão como opção a UPA 24h Clarice Borges, onde será garantido todo o suporte necessário aos usuários.

Em nota, a Vigilância Epidemiológica (Viep) garante que seguirá monitorando o quadro da Covid-19 no município, assim como a Coordenação do Programa de Imunização (Copim), manterá a imunização da população, inclusive com o reforço bivalente em todas as salas de vacinação. A Secretária Municipal de Saúde reforça que as orientações para os cuidados individuais devem permanecer, como higienização das mãos, o uso de máscaras para pessoas com sintomas gripais e ainda, a conclusão do ciclo vacinal.

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas