O Ministério Público do Trabalho (MPT) abriu nesta quarta-feira (30) um inquérito civil para apurar as responsabilidades trabalhistas pela morte por soterramento de um trabalhador em garimpo.
O acidente de trabalho aconteceu na terça-feira (29) no distrito de Brejinho das Ametistas, município de Caetité, região sudoeste da Bahia. Não há informações precisas sobre o que causou o deslizamento de terra.
A vítima foi identificada como José Homero Bispo da Silva, de 47 anos. O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Guanambi. Segundo o MPT, há informações de que o garimpo de manganês onde aconteceu o soterramento seria ilegal.
O MPT deverá solicitar informações dos órgãos que atuam no caso, como Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e principalmente Superintendência Regional do Trabalho da Bahia (SRT-BA), órgão de fiscalização que em casos de acidentes de trabalho fatais realiza perícia para verificar o cumprimento das normas regulamentadoras de saúde e segurança do trabalho específicas para este tipo de atividade econômica.