O 20º Batalhão de Bombeiro Militar (BBM) de Bom Jesus da Lapa, resgatou no final da noite de quinta-feira (14) um filhote de cachorro. O animal havia caído em uma cisterna com cerca de 15 metros de profundidade. O fato ocorreu em Bom Jesus da Lapa a cerca de 18 quilômetros do centro da cidade.
A ocorrência foi registrada por volta das 21h30, os bombeiros precisaram utilizar diversos equipamentos como um tripé, cordas entre outros dispositivos apropriados para realizar esse tipo de operação, a fim de chegar ao fundo da cisterna onde estava o animal.
Moradores da localidade que acompanhavam o resgate informaram aos bombeiros que a cisterna estava desativada, assim, o animal não havia se afogado. Após o resgate, a equipe avaliou o animal e constatou que ele não apresentava sinais de ferimentos. Diante disso, o filhote ficou sob os cuidados do tutor, que foi orientado a isolar a cisterna para evitar novos incidentes do tipo.
Alerta sobre os riscos de cisternas abertas
O Corpo de Bombeiros faz um alerta à população em geral sobre os perigos de cisternas expostas sem as devidas sinalizações e isolamentos. “Esses locais devem ser devidamente sinalizados pelos proprietários. Muitas vezes, o poço ou a cisterna pode estar encoberto de forma inadequada o que propicia acidentes como esse”.