20.4 C
Guanambi
19 C
Vitória da Conquista

Concurso da PM e do Corpo de Bombeiros da Bahia será organizado pelo IBFC

Mais Lidas

O Governo da Bahia publica, no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (18), a contratação do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) para a realização do concurso público que irá selecionar 2,5 mil candidatos a soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros da Bahia. Serão 2 mil vagas para policiais militares e 500 para bombeiros.

O IBFC foi o responsável pela organização do último concurso da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros da Bahia. A última seleção das duas corporações aconteceu em 2017.

O governo convocará 1 mil policiais e 250 bombeiros para ingresso em 2020, e outros 1 mil policiais e 250 bombeiros para ingresso em 2021. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa na noite desta terça-feira (17), durante a transmissão ao vivo do #PapoCorreria, nas redes sociais.

A medida integra as diretrizes da administração estadual para reforço e valorização da segurança pública no estado. O último concurso público para as duas corporações, realizado em 2017, ofertou 2.750 vagas e teve 3.438 candidatos aptos ao término das provas objetiva e discursiva.

Último edital do Concurso da Polícia Militar e Bombeiros da Bahia

Divulgado em maio de 2017, o edital visou preencher 2.750 vagas para Soldado da Polícia Militar (PMBA) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBMBA). Foram 2.000 vagas na PMBA e 750 no CBMBA, com reserva de 30% do total para candidatos negros.

O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação – IBFC  foi o organizador do último concurso da Polícia Militar e Bombeiros da Bahia. A taxa de inscrição foi R$ 70.

Puderam concorrer jovens de nacionalidade brasileira ou portuguesa, entre 18 e 30 anos, que tenham concluído ensino médio ou formação técnica profissionalizante de nível médio, sendo também consideradas outras exigências do edital.

O concurso teve duas etapas realizadas pelo IBFC e pela Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb).

Das duas mil vagas disponibilizadas para ingresso na Polícia Militar, 1.819 foram destinadas a candidatos homens e 181 para candidatas mulheres. Para ingresso no Corpo de Bombeiros Militar, das 750 vagas ofertadas, 672 foram destinadas para homens e 78 para mulheres. Os candidatos puderam escolher, no ato da inscrição, a região para a qual tenham interesse.

A primeira etapa contou com prova objetiva e discursiva, em apenas um dia de seleção, com duração de quatro horas e trinta minutos.

Veja o edital do último concurso da Polícia Militar e Bombeiros da Bahia.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas