Novos casos de raiva foram registrados na Bahia

A Bahia registrou dois novos casos de raiva em morcegos. O registro foi feito em Feira de Santana, a 100 km de Salvador, nesta quarta-feira (20). A Secretaria de Saúde do município informou que os animais foram encontrados em área urbana, nos bairros Gabriela e Queimadinha.

Uma equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizará as ações preventivas nas localidades. No total, quatro casos de raiva em morcegos foram confirmados este ano no município, um também no bairro Gabriela em 14 de agosto e outro no bairro Caseb, em 05 de setembro.

Por conta do ocorrido, o Centro de Zoonose seguirá intensificando a vacinação contra a raiva nos bairros. Até esta quinta-feira (22), a equipe irá imunizar os animais nas localidades do Genipapo, distrito de Maria Quitéria, Caseb, Gabriela e Candeal.

A aplicação da vacina animal também pode ser feita na sede do CCZ, localizada na avenida Eduardo Fróes da Mota, S/N, de segunda a sexta-feira.

Orientações

As autoridades de saúde destacam que, caso um morcego morto seja encontrado, a orientação é acionar imediatamente a vigilância epidemiológica do município, para que o animal seja recolhido e submetido a exames para verificar se está infectado com o vírus da raiva ou não.

Pessoas mordidas ou arranhadas por cães e gatos desconhecidos devem sempre buscar atendimento.

Último caso

Em março, a Sesab emitiu um alerta sobre para vigilância da raiva. Segundo a secretaria, desde 2017 a Bahia não registra nenhum caso de raiva humana causado por morcego. A última morte por raiva humana após mordida de morcego aconteceu na zona rural de Paramirim, em 2017. A vítima foi um homem, de 46 anos, que ficou doente quando ordenhava uma vaca e, acidentalmente, pisou no animal, que mordeu o pé dele.

A vacina contra a raiva está disponível pelos Sistema Único de Saúde (SUS), nos postos, mas apenas para as pessoas que foram mordidas por animais. Não é uma vacina que possa ser tomada a qualquer momento da vida.

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile