Tremor de terra em Tanque Novo foi um dos maiores registrados na Bahia nos últimos anos

O tremor de terra registrado em Tanque Novo no fim da madrugada desta quinta-feira (21) foi bastante sentido. Moradores da cidade, da zona rural e de municípios vizinhos relataram  ter ouvido estrondo que o acompanhou o abalo sísmico.

O fenômeno foi registrado pelas estações sismográficas operadas e mantidas pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN). A magnitude preliminar do evento sísmico foi calculada em 3.2 mR, também confirmado pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP).

Além do susto, algumas pessoas relataram ter sofrido pequenos prejuízos, como rachaduras em forros de gesso e quebra de vidros ou utensílios de louça. A Prefeitura de Tanque Novo informou que não foi acionada por conta de transtornos causado pelo tremor no município.

Leitores da Agência Sertão relataram que foram surpreendidos pelo tremor no decorrer da madrugada, mais precisamente às 4h21, mesmo horário registrado pelo LabSis. Eles só foram entender o ocorrido pela manhã, após relatos de outras pessoas e a confirmação oficial.

Moradores de cidades como Botuporã, Caetité, Matina, Macaúbas e Riacho de Santana informaram que ouviram o barulho ou sentiram as paredes ou telhado de suas casas tremer. Eu Guanambi, alguns pessoas disseram ter ouvido algo semelhante a um trovão. (veja alguns relatos no nosso Instagram)

Embora ocorram dezenas de milhares de abalos sísmicos nesta mesma faixa de magnitude todos os anos em todo o mundo, o evento desta quinta-feira pode ser considerado raro ou até mesmo inédito nesta área da Bahia, já que não há relatos deste tipo de fenômeno nos municípios da Região de Guanambi. Várias moradores foram ouvidos pela reportagem e nenhum se lembra de registros do tipo. Nos bancos de dados disponíveis também não há informações captadas pelas estações.

Os tremores de terra são comuns na Bahia, no entanto, ocorrem com frequência em outras regiões. Em Jacobina, por exemplo, no período de mais de três anos de divulgação dos boletins do LabSis, foram 144 registros de tremores de terra. A maior parte não foi sentida pela população e o maior dele teve a mesma magnitude do ocorrido em Tanque Novo, 3.2 mR no dia 9 de dezembro de 2020.

A maior magnitude encontrada dos tremores recentes na Bahia foi de 4.2, em Amargosa, no dia 30 de agosto de 2020. O fenômeno foi sentindo em várias cidades da Região de Salvador, inclusive em alguns bairros da capital.

Os municípios mais próximos da região de Guanambi com registros de abalos sísmicos são Maracás e Jequié, além de Montes Claros e outras cidades do Norte de Minas Gerais. Também há registros significativos em Ilhéus (3.9 mR em 2020), Mansidão (3.8 mR em 2015), Santo Amaro (3,7 mR em 2002),

Em 2023, o tremor de maior magnitude no estado foi em São Félix do Coribe, no dia 27 de fevereiro, com magnitude de 3.5 mR.

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile